Em Ouro Preto

Defesa civil participa de capacitação contra riscos

Uma parceria firmada pela Prefeitura, por intermédio da Defesa Civil Municipal, com o Governo Federal, a Universidade Federal de O uro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) proporcionou às equipes da Defesa Civil de Ouro Preto e região um curso de capacitação em Mapeamento e Gestão de Riscos Geológicos e Hidrológicos.

O curso, realizado de 13 a 16 de março, abordou o Plano Municipal de Redução de Riscos de Ouro Preto (PMRR) e envolveu também as Defesas Civis de Barão de Cocais, Coronel Fabriciano, Itabirito, Nova Lima e São Gonçalo do Rio Abaixo.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, o evento é de extrema importância para Ouro Preto, pois oferece condições para que os agentes ampliem o potencial de análise e interpretação dos riscos apontados no PMRR: “A capacitação permite que os agentes possam perceber áreas que já foram delimitadas e, na prática, compreender quais são os riscos apontados”. Juscelino destacou ainda que o PMRR dará suporte para a realização de políticas públicas de redução de risco e para as respostas às situações de riscos geológicos e hidrológicos de Ouro Preto.

Além das palestras ministradas por Frederico Sobreira e César Barela (UFOP); Leonardo Souza e Eduardo Marques (UFV) e Cristina Simão (IFMG), houve também um trabalho de campo que proporcionou a aplicação das informações geradas no Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) em Plano Preventivo de Defesa Civil e Planos de Contingência.

Para a agente de Defesa Civil, Andréia Bonifácio de Almeida, que está há menos de um ano atuando no setor, o curso mudou totalmente sua visão sobre riscos por mostrar parâmetros de análise: “Antigamente, eu chegava numa área e, para mim, era uma área de risco. Com esse curso, eu pude perceber que tenho vários pontos para analisar antes de tirar alguém de casa, o que é uma situação muito difícil. Também tive uma visão geral sobre rochas, um assunto que eu não conhecia. Foi excelente e espero que tenham outros”.

O curso, realizado no Departamento de Geologia (Degeo/UFOP), contou com 42 inscritos, incluindo representantes das secretarias de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano e Habitação, estudantes da UFOP e representantes da sociedade civil.

O assunto abordado (PMRR) é a principal ferramenta que permite ao Governo Municipal buscar, junto ao Governo Federal, recursos para o Ouro Preto.

Texto: Vanência Magela / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

1º Seminário: Café dos Inconfidentes

No último sábado, 23 de agosto, aconteceu o Seminário Café dos Inconfidentes, primeiro seminário técnico…

28 de agosto de 2025

Conheça a agenda da Trupe Sons do Brasil

A Trupe Sons do Brasil está de volta às estradas mineiras com seu espetáculo cênico-musical…

27 de agosto de 2025

Museu Casa dos Inconfidentes em Ouro Preto será fechado para reforma

O Museu Casa dos Inconfidentes, localizado na Vila Aparecida, ficará fechado para reforma a partir…

25 de agosto de 2025

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo receberá a Coroação Pontifícia

O privilégio foi concedido pelo Papa Leão XIV. O pedido foi feito pelo pároco, Padre…

21 de agosto de 2025

Prefeitura de Ouro Preto investe na qualificação dos profissionais do Setor Turístico

Diversos profissionais participaram da Qualificação da Mão de Obra de Turismo. Eles irão receber o…

19 de agosto de 2025

Guia digital de Ouro Preto em aplicativo

A Prefeitura de Ouro Preto lança o Guia Ouro Preto Digital na próxima terça-feira, em…

19 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!