Uma parceria firmada pela Prefeitura, por intermédio da Defesa Civil Municipal, com o Governo Federal, a Universidade Federal de O uro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) proporcionou às equipes da Defesa Civil de Ouro Preto e região um curso de capacitação em Mapeamento e Gestão de Riscos Geológicos e Hidrológicos.
O curso, realizado de 13 a 16 de março, abordou o Plano Municipal de Redução de Riscos de Ouro Preto (PMRR) e envolveu também as Defesas Civis de Barão de Cocais, Coronel Fabriciano, Itabirito, Nova Lima e São Gonçalo do Rio Abaixo.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, o evento é de extrema importância para Ouro Preto, pois oferece condições para que os agentes ampliem o potencial de análise e interpretação dos riscos apontados no PMRR: “A capacitação permite que os agentes possam perceber áreas que já foram delimitadas e, na prática, compreender quais são os riscos apontados”. Juscelino destacou ainda que o PMRR dará suporte para a realização de políticas públicas de redução de risco e para as respostas às situações de riscos geológicos e hidrológicos de Ouro Preto.
Além das palestras ministradas por Frederico Sobreira e César Barela (UFOP); Leonardo Souza e Eduardo Marques (UFV) e Cristina Simão (IFMG), houve também um trabalho de campo que proporcionou a aplicação das informações geradas no Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) em Plano Preventivo de Defesa Civil e Planos de Contingência.
Para a agente de Defesa Civil, Andréia Bonifácio de Almeida, que está há menos de um ano atuando no setor, o curso mudou totalmente sua visão sobre riscos por mostrar parâmetros de análise: “Antigamente, eu chegava numa área e, para mim, era uma área de risco. Com esse curso, eu pude perceber que tenho vários pontos para analisar antes de tirar alguém de casa, o que é uma situação muito difícil. Também tive uma visão geral sobre rochas, um assunto que eu não conhecia. Foi excelente e espero que tenham outros”.
O curso, realizado no Departamento de Geologia (Degeo/UFOP), contou com 42 inscritos, incluindo representantes das secretarias de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano e Habitação, estudantes da UFOP e representantes da sociedade civil.
O assunto abordado (PMRR) é a principal ferramenta que permite ao Governo Municipal buscar, junto ao Governo Federal, recursos para o Ouro Preto.
Texto: Vanência Magela / Revisão: Victor Stutz
O pintor mineiro faz uma homenagem à jovem capital mineira que completou 127 anos. A…
Com o intuito de proteger vidas, prevenir riscos e estabelecer diretrizes claras para o enfrentamento…
0 distrito ouro-pretano de São Bartolomeu, joia setecentista que já foi indicada ao título de…
Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o espetáculo "Causos de Brasêro", idealizado e…
*AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* Olá! A sua agenda cultural da semana.…
O Cortejo Natalino, atração tradicional na programação do Natal de Ouro Preto, será realizado nesta…
Ver Comentários
Excelente notícia.