Em Ouro Preto

Corrida da Independência sai de Ouro Preto

Celebrando mais um ano da Independência brasileira, a Grande Corrida da Independência realiza neste ano a sua 37ª edição, desta vez com início na cidade de Ouro Preto, como ocorreu em 1972. O prefeito Angelo Oswaldo esteve no local para acender a tradicional tocha olímpica e acompanhar a largada dos atletas.

A corrida foi criada em 1972 para homenagear os 150 anos da Independência do Brasil e, desde então, os atletas passaram por várias cidades do país com o mesmo objetivo. Atualmente, o evento é conhecido como a maior maratona de revezamento do mundo. Neste ano, a jornada tem como objetivo sair de Ouro Preto, percorrer diversos municípios até chegar à cidade de Campanha, Minas Gerais.

O fundador e coordenador da Corrida da Independência, Rubens Ramos de Oliveira, destacou o percurso que os atletas vão fazer até o destino final. “Nós vamos sair de Ouro Preto e vamos fazer o revezamento da tocha passando pelo trevo de Congonhas, São João Del Rei, Lavras e, ainda, pela Rodovia Fernão Dias até chegar à cidade de Campanha. “

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, ressaltou a importância da corrida novamente na antiga Vila Rica justamente no ano do bi-centenário da Independência. “Foi uma delegação de Campanha que, em 1972, no sesquicentenário da Independência, veio também a Ouro Preto e fez a mesma caminhada. Assim, repetindo esse gesto, a cidade de Campanha comemora não só o bi-centenário da Independência do Brasil, mas também os 50 anos dessa primeira corrida e os laços históricos que unem Campanha a Ouro Preto”.

O secretário de Esportes, Wagner Melo, disse:  “Este é um evento muito tradicional que marca os 200 anos da Independência do Brasil. “

A estimativa é de que os 21 corredores cheguem à Campanha com a tocha olímpica neste sábado , dia 3, às 20h. Por Rodrigo Nassif Foto Ane Souz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Pouso do Chico Rey tem noite cultural e gastronômica com a presença da historiadora Myriam Ribeiro, os artistas Carlos e Fani Bracher, entre outros grandes nomes

A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…

15 de novembro de 2025

Alunos de escolas de cinco distritos participaram do Programa Estação de Memória e receberam álbum de figurinhas de Engenheiro Côrrea

Mais de 200 alunos da rede municipal de ensino participaram, entre os dias 10 e…

13 de novembro de 2025

Moreno Veloso leva música e boa prosa ao interior mineiro com o Programa “Sílabas e Sons”

Filho de Caetano Veloso, o cantor e compositor baiano se apresenta em Mariana, Ouro Preto…

5 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!