Em Ouro Preto

Concurso de fotografias sobre Ouro Preto

Até o dia 31 de janeiro, fotógrafos profissionais e amadores podem mandar suas imagens para o concurso “Fotografar para preservar”, promovido pelo Observatório de Comunicação Ambiental (Lei.A) e pela Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Proteção do Patrimônio Cultural do Ministério Público de Minas Gerais (CPPC/MPMG). 

O concurso será dividido em 3 categorias, de acordo com o coordenador da Lei A, Gustavo:

  • “A primeira categoria, são os bens culturais materiais protegidos que são aqueles bens móveis ou imóveis tombados, inventariados ou que tem o seu valor cultural formalmente reconhecido por uma Instância: Município, Estado ou o IFAM, o que conhecemos como prédios tombados. Por exemplo, o centro histórico da cidade de Ouro Preto que é considerado tombado, Patrimônio da Humanidade. ‘ – ” A segunda categoria contempla os bens culturais imateriais protegidos em Minas Gerais que são as manifestações culturais como o Condado e o modo Mineiro de se fazer o queijo artesanal.   -“E a terceira categoria e a terceira abre um pouco mais o leque: são os pontos culturais turísticos e afetivos em Minas Gerais, ou seja, lugares que não precisam ser tombados, mas que as pessoas considerem parte da história e da cultura de seu território”, explicou.”

Que ressalta, também, a importância da fotografia para preservar o patrimônio e nossos afetos:

Cada uma das categorias terá um vencedor. Entre os três vencedores das categorias, será eleito o campeão geral, que ganhará um aparelho celular da marca Xiaomi Redmi Note 10. Os demais ganharão um kit “live” composto de um tripé, uma luz e um microfone. O resultado será anunciado no dia 4 de fevereiro nos perfis do Lei.A e do CPPC/MPMG no Instagram.

Regulamento::

1 – Enviar suas fotos para o e-mail do Observatório Lei.A (leia@leia.org.br), no período de 21 de janeiro de 2022 a 31 de janeiro de 2022.

2 – Descrever a que se refere a fotografia e citar sua ligação com o local, objeto ou a manifestação cultural fotografada.

3 – Citar em qual das três categorias a fotografia se enquadra (1 – bens culturais materiais  protegidos; 2 – bens culturais imateriais protegidos e 3 – pontos culturais, turísticos e afetivos  das cidades mineiras)  4 – Identificar-se com nome, comprovante de CPF, número de telefone e conta pessoal do  Instagram. 

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Fique atento às oficinas ofetecidas pelo Festival Tudo é Jazz em Ouro Preto

O Festival Tudo é Jazz promove neste final de semana oficinas gratuitas para músicos. As…

6 de agosto de 2025

Autor de “Escrava Isaura”, Bernardo Guimarães tem semana de homenagens em Ouro Preto.

De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…

31 de julho de 2025

Ouro Preto: Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…

30 de julho de 2025

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…

29 de julho de 2025

Ano Jubilar: “Mãe, Virgem da Lapa, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança.”

SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…

25 de julho de 2025

Nova sinalização nas ruas de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto inaugura, em 6 de agosto, a nova sinalização turística da…

25 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!