Em Ouro Preto

Como se proteger do calor nos passeios a Ouro Preto

Imagem: Patrick de Araújo

Texto: Patrick de Araújo Contribuição: Julia Adrielle

Uma forte onda de calor atingiu o Brasil nos últimos dias e, em Ouro Preto não foi diferente, assim como outros lugares do estado, a antiga Vila Rica também atravessa o período de calor intenso. Por isso, siga algumas recomendações de cuidado para passear pelas ruas de Ouro Preto com segurança:

Hidratação é importante: Ouro Preto é uma cidade com muitas ladeiras, escadarias. E o calor intenso pode exigir mais do seu condicionamento físico. Então, abuse da hidratação. Aumente a ingestão de água, sucos naturais e faça refeições leves. Além disso, ofereça água a crianças e idosos.

Atenção às vestimentas: Por falar em ladeiras, nossa cidade nasceu no período colonial, nossos calçamentos são de paralelepípedos e as calçadas em quartzito, recomenda-se o uso de tênis e/ou calçados confortáveis e antiderrapantes para subir e descer as ladeiras. Também faça uso de bonés, chapéus e óculos escuros.

O protetor solar é seu melhor amigo: Use protetor solar: é necessário aplicá-lo meia hora antes da exposição solar e a cada duas horas após a primeira aplicação.

Atenção aos horários de passeio: Durante o calor intenso dos últimos dias, procure andar pela cidade no período da manhã e no final da tarde quando as temperaturas estão mais baixas e há mais possibilidade de sombras. Se possível, evite a exposição direta ao sol durante o período das 10h às 16h.

Procure opções para se refrescar: Mais uma vez, beba muita água, hidratação é muito importante. Além do patrimônio histórico e cultural, nossa cidade possui muitos atrativos naturais como rios e cachoeiras. Em nosso site, você encontra várias opções de cachoeiras para se refrescar. É só clicar neste link: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/atrativo/92

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o calor intenso deve seguir durante toda a estação da primavera, então é preciso atenção aos cuidados. Proteja-se! Em caso de desconforto, procure uma Unidade Básica de Saúde de referência ou a Unidade de Pronto Atendimento de Ouro Preto. (UPA)

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!