Blima Bracher

Como se proteger do calor nos passeios a Ouro Preto

Imagem: Patrick de Araújo

Texto: Patrick de Araújo Contribuição: Julia Adrielle

Uma forte onda de calor atingiu o Brasil nos últimos dias e, em Ouro Preto não foi diferente, assim como outros lugares do estado, a antiga Vila Rica também atravessa o período de calor intenso. Por isso, siga algumas recomendações de cuidado para passear pelas ruas de Ouro Preto com segurança:

Hidratação é importante: Ouro Preto é uma cidade com muitas ladeiras, escadarias. E o calor intenso pode exigir mais do seu condicionamento físico. Então, abuse da hidratação. Aumente a ingestão de água, sucos naturais e faça refeições leves. Além disso, ofereça água a crianças e idosos.

Atenção às vestimentas: Por falar em ladeiras, nossa cidade nasceu no período colonial, nossos calçamentos são de paralelepípedos e as calçadas em quartzito, recomenda-se o uso de tênis e/ou calçados confortáveis e antiderrapantes para subir e descer as ladeiras. Também faça uso de bonés, chapéus e óculos escuros.

O protetor solar é seu melhor amigo: Use protetor solar: é necessário aplicá-lo meia hora antes da exposição solar e a cada duas horas após a primeira aplicação.

Atenção aos horários de passeio: Durante o calor intenso dos últimos dias, procure andar pela cidade no período da manhã e no final da tarde quando as temperaturas estão mais baixas e há mais possibilidade de sombras. Se possível, evite a exposição direta ao sol durante o período das 10h às 16h.

Procure opções para se refrescar: Mais uma vez, beba muita água, hidratação é muito importante. Além do patrimônio histórico e cultural, nossa cidade possui muitos atrativos naturais como rios e cachoeiras. Em nosso site, você encontra várias opções de cachoeiras para se refrescar. É só clicar neste link: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/atrativo/92

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o calor intenso deve seguir durante toda a estação da primavera, então é preciso atenção aos cuidados. Proteja-se! Em caso de desconforto, procure uma Unidade Básica de Saúde de referência ou a Unidade de Pronto Atendimento de Ouro Preto. (UPA)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments