Em Ouro Preto

Chuvas: Ouro Preto se antecipa em plano de contingência

O Plano de Contingência para o Período Chuvoso já foi apresentado no último dia 23 de agosto.

Ele é uma ferramenta que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta às emergências em caso de eventos e desastres naturais. Charles Murta, engenheiro Geológico da Defesa Civil, durante a apresentação do plano ressaltou que o objetivo do órgão é buscar um planejamento tático de ação conjunta, identificando as responsabilidades, e como será composto todo o sistema de proteção para as pessoas, animais e o meio ambiente.

O município possui 313 áreas de risco mapeadas e 5 grupos de gestão de risco, sendo: grupo de gestão de riscos por Patologias Estruturais, riscos ao Patrimônio Histórico, risco Geológico e risco Tecnológico associado às barragens.

“Ouro Preto sai na frente em termos de preparação para o período chuvoso. É o primeiro Plano de Contingenciamento da Defesa Civil apresentado no estado de Minas Gerais, isso mostra que nós estamos trabalhando com determinação, uma articulação entre Defesa Civil, Defesa Social, Guarda Municipal e Fiscalização, contando também com a colaboração da Ufop e das empresas que atuam na nossa região mineradora. Com isso, estamos preparados para enfrentar o período chuvoso e garantir segurança e conforto à população ouro-pretana na cidade e nos distritos”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.

Juscelino Gonçalves, secretário de Defesa Social, explica que a média de chuva esperada para Ouro Preto é uma média normal, que está dentro do padrão histórico, mas que se porventura acontecer a necessidade de acionamento dos recursos extraordinários para atendimento da população, a Defesa Civil.

Além disso, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Federal de Ouro Preto, a Defesa Civil possui em andamento um Plano Municipal de Riscos com especificações e levantamentos em locais de maior ameaça, como na Serra de Ouro Preto. “Esse trabalho visa detectar quais os maiores riscos para que seja feita a intervenção”, afirma Juscelino

A Defesa Civil Municipal está localizada na Rua Conselheiro Santana, 14, no bairro Pilar; o telefone para contato em horário comercial é (31) 3559-3121, o atendimento 24 horas por dia é feito pelo número 199. Para mais informações acesse o site da Defesa Civil de Ouro Preto em https://defesacivil.ouropreto.mg.gov.br/ ou baixe o aplicativo disponível na Apple Store e Google Play Store.

Estiveram presentes também o secretário de Governo, Felipe Guerra, a secretária de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha, o secretário de Educação, Rogério Fernandes, a secretária adjunta de Educação, Débora Etrusco, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Gonzaga, o coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho, o major Giovanni Sebastião, o professor da Ufop César Barella, além de representantes da mineradora Vale e Hindalco Brasil.

Foto: Ane Souz

@blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Congresso de Boas Práticas Educacionais em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Secretaria…

5 de novembro de 2024

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Crônica, por Blima Bracher: ” Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios “

Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…

14 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!