Em Ouro Preto

Chuvas: Ouro Preto se antecipa em plano de contingência

O Plano de Contingência para o Período Chuvoso já foi apresentado no último dia 23 de agosto.

Ele é uma ferramenta que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta às emergências em caso de eventos e desastres naturais. Charles Murta, engenheiro Geológico da Defesa Civil, durante a apresentação do plano ressaltou que o objetivo do órgão é buscar um planejamento tático de ação conjunta, identificando as responsabilidades, e como será composto todo o sistema de proteção para as pessoas, animais e o meio ambiente.

O município possui 313 áreas de risco mapeadas e 5 grupos de gestão de risco, sendo: grupo de gestão de riscos por Patologias Estruturais, riscos ao Patrimônio Histórico, risco Geológico e risco Tecnológico associado às barragens.

“Ouro Preto sai na frente em termos de preparação para o período chuvoso. É o primeiro Plano de Contingenciamento da Defesa Civil apresentado no estado de Minas Gerais, isso mostra que nós estamos trabalhando com determinação, uma articulação entre Defesa Civil, Defesa Social, Guarda Municipal e Fiscalização, contando também com a colaboração da Ufop e das empresas que atuam na nossa região mineradora. Com isso, estamos preparados para enfrentar o período chuvoso e garantir segurança e conforto à população ouro-pretana na cidade e nos distritos”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.

Juscelino Gonçalves, secretário de Defesa Social, explica que a média de chuva esperada para Ouro Preto é uma média normal, que está dentro do padrão histórico, mas que se porventura acontecer a necessidade de acionamento dos recursos extraordinários para atendimento da população, a Defesa Civil.

Além disso, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Federal de Ouro Preto, a Defesa Civil possui em andamento um Plano Municipal de Riscos com especificações e levantamentos em locais de maior ameaça, como na Serra de Ouro Preto. “Esse trabalho visa detectar quais os maiores riscos para que seja feita a intervenção”, afirma Juscelino

A Defesa Civil Municipal está localizada na Rua Conselheiro Santana, 14, no bairro Pilar; o telefone para contato em horário comercial é (31) 3559-3121, o atendimento 24 horas por dia é feito pelo número 199. Para mais informações acesse o site da Defesa Civil de Ouro Preto em https://defesacivil.ouropreto.mg.gov.br/ ou baixe o aplicativo disponível na Apple Store e Google Play Store.

Estiveram presentes também o secretário de Governo, Felipe Guerra, a secretária de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha, o secretário de Educação, Rogério Fernandes, a secretária adjunta de Educação, Débora Etrusco, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Gonzaga, o coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho, o major Giovanni Sebastião, o professor da Ufop César Barella, além de representantes da mineradora Vale e Hindalco Brasil.

Foto: Ane Souz

@blimabracher
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!