Blima Bracher

Chuvas: Ouro Preto se antecipa em plano de contingência

Ouro Preto faz plano para período chuvoso

O Plano de Contingência para o Período Chuvoso já foi apresentado no último dia 23 de agosto.

Ele é uma ferramenta que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta às emergências em caso de eventos e desastres naturais. Charles Murta, engenheiro Geológico da Defesa Civil, durante a apresentação do plano ressaltou que o objetivo do órgão é buscar um planejamento tático de ação conjunta, identificando as responsabilidades, e como será composto todo o sistema de proteção para as pessoas, animais e o meio ambiente.

O município possui 313 áreas de risco mapeadas e 5 grupos de gestão de risco, sendo: grupo de gestão de riscos por Patologias Estruturais, riscos ao Patrimônio Histórico, risco Geológico e risco Tecnológico associado às barragens.

“Ouro Preto sai na frente em termos de preparação para o período chuvoso. É o primeiro Plano de Contingenciamento da Defesa Civil apresentado no estado de Minas Gerais, isso mostra que nós estamos trabalhando com determinação, uma articulação entre Defesa Civil, Defesa Social, Guarda Municipal e Fiscalização, contando também com a colaboração da Ufop e das empresas que atuam na nossa região mineradora. Com isso, estamos preparados para enfrentar o período chuvoso e garantir segurança e conforto à população ouro-pretana na cidade e nos distritos”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.

Juscelino Gonçalves, secretário de Defesa Social, explica que a média de chuva esperada para Ouro Preto é uma média normal, que está dentro do padrão histórico, mas que se porventura acontecer a necessidade de acionamento dos recursos extraordinários para atendimento da população, a Defesa Civil.

Além disso, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Federal de Ouro Preto, a Defesa Civil possui em andamento um Plano Municipal de Riscos com especificações e levantamentos em locais de maior ameaça, como na Serra de Ouro Preto. “Esse trabalho visa detectar quais os maiores riscos para que seja feita a intervenção”, afirma Juscelino

A Defesa Civil Municipal está localizada na Rua Conselheiro Santana, 14, no bairro Pilar; o telefone para contato em horário comercial é (31) 3559-3121, o atendimento 24 horas por dia é feito pelo número 199. Para mais informações acesse o site da Defesa Civil de Ouro Preto em https://defesacivil.ouropreto.mg.gov.br/ ou baixe o aplicativo disponível na Apple Store e Google Play Store.

Estiveram presentes também o secretário de Governo, Felipe Guerra, a secretária de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha, o secretário de Educação, Rogério Fernandes, a secretária adjunta de Educação, Débora Etrusco, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Gonzaga, o coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho, o major Giovanni Sebastião, o professor da Ufop César Barella, além de representantes da mineradora Vale e Hindalco Brasil.

Foto: Ane Souz

@blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments