Em Ouro Preto

Catadores de Antônio Pereira ganham galpão de trabalho


Imagem: Ane Souz

“Realizar entregas para este distrito é sempre bom”, disse a vice-prefeita, Regina Braga, na inauguração do galpão onde funcionará a sede para armazenamento, separação e realização de outros processos da coleta seletiva feitos pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto,.

A cerimônia de entrega do espaço aconteceu no dia 1º de março, “Dia Mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis”, data que homenageia os profissionais que desempenham um importante papel social e ambiental, atuando na coleta dos materiais recicláveis e gerenciamento dos resíduos.

“Hoje a questão do meio ambiente está presente a cada segundo de nossas vidas”, afirma o prefeito, Angelo Oswaldo, que destaca a contribuição dos agentes da reciclagem na preservação ambiental e no desenvolvimento socioeconômico.

O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, agradeceu às empresas parceiras Samarco e Vale, lembrando que a iniciativa começou na última gestão do prefeito Angelo. Segundo ele, os equipamentos doados anteriormente pela Samarco, sucateados ao longo do tempo, hoje, foram resgatados pela Vale.

O presidente da Associação de Antônio Pereira, Agenor Magalhães, também expressou agradecimentos ao atual prefeito Angelo Oswaldo e às empresas envolvidas. Agenor enfatizou que “Angelo foi o único prefeito a abraçar a causa desde o seu primeiro mandato”.

O representante da Samarco, Rodolfo Fernandes, relembrou, em seu pronunciamento, que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305 de agosto de 2010, é essencial para o fomento e o fortalecimento das associações, mas enfatizou que a gestão e o manejo dos resíduos ainda necessita de muito desenvolvimento.

Já o Representante da Vale, Lucas Soares, reforçou a importância da iniciativa destacando o desenvolvimento que a atividade exerce na sustentabilidade e na geração de renda.

A cerimônia de entrega contou também com a participação da vice-presidente da Associação de Catadores da Rancharia, Afonsina de Lima, da presidente da Associação de Catadores do Padre Faria, Maria das Graças Carvalho e da representante da Associação de Catadores de Mariana, Maria da Conceição.

Texto: Isabella de Paula / Revisão: Victor Stutz

Álbum de fotos

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!