Em Ouro Preto

Catadores de Antônio Pereira ganham galpão de trabalho


Imagem: Ane Souz

“Realizar entregas para este distrito é sempre bom”, disse a vice-prefeita, Regina Braga, na inauguração do galpão onde funcionará a sede para armazenamento, separação e realização de outros processos da coleta seletiva feitos pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto,.

A cerimônia de entrega do espaço aconteceu no dia 1º de março, “Dia Mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis”, data que homenageia os profissionais que desempenham um importante papel social e ambiental, atuando na coleta dos materiais recicláveis e gerenciamento dos resíduos.

“Hoje a questão do meio ambiente está presente a cada segundo de nossas vidas”, afirma o prefeito, Angelo Oswaldo, que destaca a contribuição dos agentes da reciclagem na preservação ambiental e no desenvolvimento socioeconômico.

O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, agradeceu às empresas parceiras Samarco e Vale, lembrando que a iniciativa começou na última gestão do prefeito Angelo. Segundo ele, os equipamentos doados anteriormente pela Samarco, sucateados ao longo do tempo, hoje, foram resgatados pela Vale.

O presidente da Associação de Antônio Pereira, Agenor Magalhães, também expressou agradecimentos ao atual prefeito Angelo Oswaldo e às empresas envolvidas. Agenor enfatizou que “Angelo foi o único prefeito a abraçar a causa desde o seu primeiro mandato”.

O representante da Samarco, Rodolfo Fernandes, relembrou, em seu pronunciamento, que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305 de agosto de 2010, é essencial para o fomento e o fortalecimento das associações, mas enfatizou que a gestão e o manejo dos resíduos ainda necessita de muito desenvolvimento.

Já o Representante da Vale, Lucas Soares, reforçou a importância da iniciativa destacando o desenvolvimento que a atividade exerce na sustentabilidade e na geração de renda.

A cerimônia de entrega contou também com a participação da vice-presidente da Associação de Catadores da Rancharia, Afonsina de Lima, da presidente da Associação de Catadores do Padre Faria, Maria das Graças Carvalho e da representante da Associação de Catadores de Mariana, Maria da Conceição.

Texto: Isabella de Paula / Revisão: Victor Stutz

Álbum de fotos

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!