Blima Bracher

Catadores de Antônio Pereira ganham galpão de trabalho


Imagem: Ane Souz

“Realizar entregas para este distrito é sempre bom”, disse a vice-prefeita, Regina Braga, na inauguração do galpão onde funcionará a sede para armazenamento, separação e realização de outros processos da coleta seletiva feitos pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto,.

A cerimônia de entrega do espaço aconteceu no dia 1º de março, “Dia Mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis”, data que homenageia os profissionais que desempenham um importante papel social e ambiental, atuando na coleta dos materiais recicláveis e gerenciamento dos resíduos.

“Hoje a questão do meio ambiente está presente a cada segundo de nossas vidas”, afirma o prefeito, Angelo Oswaldo, que destaca a contribuição dos agentes da reciclagem na preservação ambiental e no desenvolvimento socioeconômico.

O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, agradeceu às empresas parceiras Samarco e Vale, lembrando que a iniciativa começou na última gestão do prefeito Angelo. Segundo ele, os equipamentos doados anteriormente pela Samarco, sucateados ao longo do tempo, hoje, foram resgatados pela Vale.

O presidente da Associação de Antônio Pereira, Agenor Magalhães, também expressou agradecimentos ao atual prefeito Angelo Oswaldo e às empresas envolvidas. Agenor enfatizou que “Angelo foi o único prefeito a abraçar a causa desde o seu primeiro mandato”.

O representante da Samarco, Rodolfo Fernandes, relembrou, em seu pronunciamento, que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305 de agosto de 2010, é essencial para o fomento e o fortalecimento das associações, mas enfatizou que a gestão e o manejo dos resíduos ainda necessita de muito desenvolvimento.

Já o Representante da Vale, Lucas Soares, reforçou a importância da iniciativa destacando o desenvolvimento que a atividade exerce na sustentabilidade e na geração de renda.

A cerimônia de entrega contou também com a participação da vice-presidente da Associação de Catadores da Rancharia, Afonsina de Lima, da presidente da Associação de Catadores do Padre Faria, Maria das Graças Carvalho e da representante da Associação de Catadores de Mariana, Maria da Conceição.

Texto: Isabella de Paula / Revisão: Victor Stutz

 Álbum de fotos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments