Em Ouro Preto

Brasil tem 30% de aumento no turismo histórico, rural e de aventura e Ouro Preto é o principal destino da Estrada Real, com seu “Natal de Luz”

Nos últimos anos, o Brasil registra um movimento contrário ao de procura pelo litoral no final de ano. Muitas pessoas estão preferindo as montanhas, com suas cachoeiras e trilhas ecológicas. Com o título de Patrimônio Nacional, a Estrada Real vem atraindo a atenção dos turistas, a fim de descobrir novos e belos destinos para as festas de fim de ano. De acordo com o site brasilturis.com.br, a procura por turismo rural, histórico, de aventura e com natureza abundante teve aumento de 30% nos últimos 5 anos. “O litoral fica muito cheio, o atendimento é ruim e os serviços caros”, justifica Adriana Ramalho, de Goiás. Ela e o namorado conheceram Ouro Preto em julho e já estão com a volta marcada para o Natal de Luz na cidade. Nesta época do ano, o local se transforma num grande presépio, com seu casario colonial e igrejas barrocas.

Segundo o Secretário da casa civil, Zaqueu Astoni, este ano a festa será ainda mais bonita: “Teremos a participação de grupos de música, floclore e dança locais. Queremos envolver toda a população e proporcionar um grande espetáculo para os turistas. Teremos luzes nos monumentos históricos, nas igrejas e na Praça Tiradentes. A programação de shows será intensa. Sem contar com a gastronomia mineira, que é uma riqueza a parte”.

Ouro Preto é um tesouro na Estrada Real. A cidade pulsa história, arte, cultura, ecologia, festas e boa gastronomia. Coloque o berço da Inconfidência Mineira, no seu roteiro de viagens.

A cidade tem 22 igrejas e capelas, talhadas na opulência do ciclo do ouro e sob a influência barroca. Entre elas merecem destaque a belíssima Igreja do Carmo, localizada bem no centro da cidade, de onde é possível vislumbrar linda vista local; a Basílica do Pilar, a segunda mais rica em ouro do país; a de São Francisco de Assis, considerada obra-prima do barroco, com pinturas de Mestre Ataíde e entalhe e esculturas de Aleijadinho; além das igrejas do Rosário; Matriz de Nossa Senhora da Conceição ( recém aberta à visitação) ; Igreja de São Francisco de Paula; Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões; Igreja de São José; Bom Jesus do Matosinhos ou São Miguel e Almas; e Igreja de Santa Efigênia, erguida, segundo relatos históricos, por povos africanos escravizados e convertidos, no chamado Alto da Cruz.

A história é guardada e recontada nos museus da cidade. O da Inconfidência, que abrigou a antiga Casa de Câmara e a cadeia, reúne acervo da Inconfidência Mineira e o mausoléu dos inconfidentes. A Casa dos Contos era a antiga casa da moeda, onde eram cunhadas a moedas de ouro. O antigo Palácio dos Governadores, localizado na Praça Tiradentes, hoje abriga a tradicional Escola de Minas e seus museus de mineralogia e história natural. Também devem ser visitados os museus Casa Guignard, com obras do lendário pintor; o Museu do Aleijadinho, com acervo sacro do mestre do barroco; o Museu do Oratório, que é o único do gênero no mundo; além dos museus do Pilar, da Escola de Farmácia e o belíssimo Museu Boulieu.

Mas, nem só de história vive Ouro Preto: a cidade guarda importante parque ecológico no entorno, com nascentes, rios, picos e trilhas que são convite às aventuras. Atrativos são o Parque Estadual do Itacolomi e o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, onde fica a lendária cachoeira Véu da Noiva, logo ali, no distrito de Antônio Pereira.

Aliás os distritos são outra joia da região de Ouro Preto. São 12: Amarantina, Lavras Novas, Santa Rita, São Bartolomeu, entre outros, cada um guardando sua magia peculiar e tradições arraigadas no DNA de seu simpático povo. O calendário de eventos revive comemorações seculares tanto nos distritos como em Ouro Preto. São famosos o Dia de Reis, nos arredores; a Festa do Reinado de Chico Rei; o Carnaval; a festa da goiaba em São Bartolomeu; a Semana Santa; o feriado de Tiradentes; a coroação do mês de Maria; as festas juninas nos distritos; o festival Ouropretano de Bandas; as Cavalhadas em São Gonçalo e Amarantina; e agora, O Natal de Luz, entre outras maravilhas que resgatam o folclore e a cultura locais.

O que não faltam são boas opções de restaurantes como o O Passo Pizza Jazz; Bené da Flauta; Chafariz; Casa do Ouvidor; Casa dos Contos; Cantina Tropea; Restaurante do Grande Hotel; Olga Nur, no Solar do Rosário; Bar da Cervejaria artesanal Ouropretana, Café e cia, Garapinha, entre outros, onde os sabores mineiros cabem em diferentes bolsos. As cachaças locais são apreciadas por sua produção artesanal. Versões da bebida com ervas são a especialidade da empresária do ramo, Cida Zurlo.

A cidade, localizada no quadrilátero ferrífero, é famosa por suas pedras preciosas e gemas minerais, oferecendo boas opções de presentes em joias e bijuterias. É a única região do mundo que atualmente produz o topázio imperial, belíssima gema de coloração avermelhada. As estátuas, panelas e objetos em pedra sabão também são a cara da cidade e movimentam a economia local. Foto em destaque de Ane Souz. Demais: divulgação.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Escola de Farmácia de Ouro Preto comemora 186 anos de tradição e história

“ A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Farmácia de Ouro Preto…

3 de abril de 2025

Antropólogo Edilson Pereira lança livro sobre a Semana Santa de Ouro Preto

O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens),…

2 de abril de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!