Em Ouro Preto

Bicentenário da Independência e Homenagem a Aleijadinho

Independência e pré-homenagem a Aleijadinho

A Prefeitura de Ouro Preto já está organizando algumas ações para a comemoração do Bicentenário da Independência – Brasil 200 anos, com planos para iniciar em setembro deste ano. Também está sendo preparada uma pré-homenagem a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, por meio de uma composição musical intitulada, “Ópera Aleijadinho” em que será contada a história do nosso maior representante do barroco mineiro (1738-1814), nascido na antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto.

O encontro foi na sexta-feira (5), na Casa de Gonzaga, e envolveu o secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Câmara, a secretária Municipal de Cultura, Margareth Monteiro, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Fundação Clóvis Salgado, representada por Luciana Salles.

Ainda em fase de produção, o projeto está sendo pensado a partir da ópera que é uma produção da Fundação Clóvis Salgado. Para isso, haverá um elenco bem estruturado, a participação de alguns personagens literários e projeção de imagens para contar a história, que será conduzida pelo fundo musical da Orquestra Ouro Preto.

Rodrigo Câmara fala sobre o objetivo e importância da realização: “a gente pretende impulsionar as apresentações artísticas e culturais que Ouro Preto apresenta e fazer um projeto que também abrace a semana do Aleijadinho, que acontece em novembro desse ano. E esse projeto obviamente gera um impacto direto no que diz respeito à nossa economia, hotelaria e turismo, como um todo, e esse é um dos principais projetos a ser tratados para esse ano e tem relevância internacional”.

De acordo com Luciana Salles, diretora cultural da Fundação Clóvis Salgado, essa parceria é vista com grande importância. “A ópera envolve compositores contemporâneos (André Cardoso e Ernane Aguiar) e isso é uma demanda do setor, ou seja, a realização de títulos que sejam de autores contemporâneos e inéditos, e isso ajuda muito à Fundação a cumprir a sua missão pública”. Capa; Retabulo da Igreja de São Francisco de Assis por Carlos Bracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!