Em Ouro Preto

Bicentenário da Independência e Homenagem a Aleijadinho

Independência e pré-homenagem a Aleijadinho

A Prefeitura de Ouro Preto já está organizando algumas ações para a comemoração do Bicentenário da Independência – Brasil 200 anos, com planos para iniciar em setembro deste ano. Também está sendo preparada uma pré-homenagem a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, por meio de uma composição musical intitulada, “Ópera Aleijadinho” em que será contada a história do nosso maior representante do barroco mineiro (1738-1814), nascido na antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto.

O encontro foi na sexta-feira (5), na Casa de Gonzaga, e envolveu o secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Câmara, a secretária Municipal de Cultura, Margareth Monteiro, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Fundação Clóvis Salgado, representada por Luciana Salles.

Ainda em fase de produção, o projeto está sendo pensado a partir da ópera que é uma produção da Fundação Clóvis Salgado. Para isso, haverá um elenco bem estruturado, a participação de alguns personagens literários e projeção de imagens para contar a história, que será conduzida pelo fundo musical da Orquestra Ouro Preto.

Rodrigo Câmara fala sobre o objetivo e importância da realização: “a gente pretende impulsionar as apresentações artísticas e culturais que Ouro Preto apresenta e fazer um projeto que também abrace a semana do Aleijadinho, que acontece em novembro desse ano. E esse projeto obviamente gera um impacto direto no que diz respeito à nossa economia, hotelaria e turismo, como um todo, e esse é um dos principais projetos a ser tratados para esse ano e tem relevância internacional”.

De acordo com Luciana Salles, diretora cultural da Fundação Clóvis Salgado, essa parceria é vista com grande importância. “A ópera envolve compositores contemporâneos (André Cardoso e Ernane Aguiar) e isso é uma demanda do setor, ou seja, a realização de títulos que sejam de autores contemporâneos e inéditos, e isso ajuda muito à Fundação a cumprir a sua missão pública”. Capa; Retabulo da Igreja de São Francisco de Assis por Carlos Bracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Prefeitura propõe reajuste e melhorias para servidores em negociações

A Prefeitura de Ouro Preto realizou, nesta quarta-feira, 16 de abril, mais uma rodada de…

22 de abril de 2025

Imagem de Jesus do séc. XVlll encanta fiéis nas procissões de Ouro Preto

No último final de semana, o Nosso Senhor dos Passos novamente atravessou as ruas de…

16 de abril de 2025

Ouro Preto em busca de melhorias para a MG-129

Com o objetivo de buscar melhorias para a MG-129 e evitar a recorrência de acidentes…

16 de abril de 2025

Nova sede da Creche Municipal Anita Araujo em Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP A Prefeitura de Ouro Preto inaugurou a nova sede da Creche…

16 de abril de 2025

Semana Santa: confira os horários de funcionamento dos museus em Ouro Preto

Imagem: Patrick de Araújo Confira o horário de funcionamento dos atrativos de Ouro Preto durante…

12 de abril de 2025

Sala Nívea Bracher inaugurada no Mercado Municipal Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora

Nívea Bracher Presente. A memória da artista plástica e ativista cultural, Nívea Bracher, foi eternizada…

10 de abril de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!