Os prefeitos de Ouro Preto e de Mariana, Angelo Oswaldo e Juliano Duarte, foram recebidos em audiência pelo Juiz Titular da 12ª Vara Federal de Belo Horizonte, Dr. Mário de Paula Franco Júnior, para analisar questões ligadas ao desastre ambiental ocorrido em 2015 e a reparação aos municípios afetados por meio das empresas envolvidas e da Fundação Renova.
O Juiz Mário Franco Júnior determinou, através de sentença judicial, que a Fundação Renova inclua Ouro Preto nas medidas compensatórias oriundas do rompimento da Barragem do Fundão, de responsabilidade da empresa Samarco. Na oportunidade, o prefeito Angelo reiterou o pedido de execução dessa decisão ao juiz.
Ainda de acordo com o prefeito de Ouro Preto, “é fundamental que a Fundação Renova faça cumprir a decisão prolatada pelo Juiz Mário Franco Júnior, em junho do ano passado, reconhecendo Ouro Preto como Município vitimado. Com esse reconhecimento, a Fundação Renova deve também contribuir para repor a Ouro Preto aquilo que a cidade perdeu com o desastre ambiental e a suspensão das atividades da Samarco”. E os diálogos entre o prefeito de Ouro Preto e moradores do distrito de Antônio Pereira continua. Pela segunda vez Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga buscam alternativas para ajudar as famílias em situação de risco na região. A Mineradora Vale esta empenhada no processo de mudança dos moradores.
“ A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Farmácia de Ouro Preto…
O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens),…
Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…
O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…
Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…
Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…