Em Ouro Preto

Antiga Estação Ferroviária de Ouro Preto será restaurada

Em evento realizado no auditório da Prefeitura de Ouro Preto, foi assinada a Ordem de Serviço para a  reforma da histórica Estação Chrockatt de Sá. Esta iniciativa representa um marco significativo na preservação do patrimônio histórico e cultural da região

A reforma da Estação Chrockatt de Sá, também conhecida como Estação de Bocaina, é um projeto que promete reviver o esplendor de 1897. Este marco da história ferroviária brasileira será restaurado com todo o seu esplendor arquitetônico, preservando seu valor cultural.

Os recursos para esta empreitada são provenientes de medida compensatória ambiental destinada pelo Ministério Público, e serão monitorados pela Plataforma Semente, que está mantendo um olhar vigilante, assegurando que cada detalhe seja meticulosamente executado.

O Prefeito Angelo Oswaldo, em suas palavras, enfatizou a relevância da Estação Chrockatt de Sá: “Esta estação é muito representativa das estações do começo do século passado. É uma parte fundamental de nossa história e cultura, e estamos empenhados em preservar sua memória para as futuras gerações.”

A Secretária Municipal de Cultura, Margareth Monteiro, compartilhou seu entusiasmo pelo projeto: “Nós visitamos a Estação e toda área em torno, é um lugar lindíssimo. Nós estamos acompanhando esse trabalho há muito tempo, nós temos que agradecer e  parabenizar essa iniciativa.”

A Vice-prefeita Regina Braga expressou seu entusiasmo, destacando a importância de Chrockatt de Sá: “Essa região é uma região que contribui muito para Ouro Preto, onde a extração mineral impacta mu0ito e fico muito feliz com o apoio do Ministério Público. Agradecemos a iniciativa do projeto, que ficou lindo e volto a dizer, Chrockatt que já é lindo, vai ficar maravilhoso.”

A obra está programada para ser concluída em 7 meses, com o projeto do escritório de arquitetura e engenharia Urbi. Além da restauração da Estação Chrockatt de Sá, um projeto adicional de destaque foi apresentado – uma área de eventos, uma praça que complementará o local, proporcionando um espaço público para entretenimento, lazer e cultura.

Esta restauração não apenas resgatará um tesouro histórico, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico e cultural da região, garantindo que a rica herança ferroviária de Ouro Preto continue a inspirar e encantar as futuras gerações. Foto Ane Souz e texto Ascom. Com http://@blimabracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!