Em Ouro Preto

Alunos da Ufop premiados em Paris

Duas alunas da Universidade Federal de Ouro Preto, integraram a equipe vencedora da maior competição internacional de biologia sintética do mundo. Concorrendo com renomadas instituições internacionais, a equipe brasileira foi medalha de ouro com o projeto ProChi, desenvolvido com apoio de Beatriz Helena Orlandi de Deus e Laene Abreu Schreiber, graduandas da UFOP.

O ProChi, projeto ganhador, é um probiótico formado por organismo geneticamente modificado (OGM), capaz de combater os principais problemas relacionados às verminoses, doenças que atingem, principalmente, moradores de localidades com ausência de saneamento básico.

As parasitoses são doenças infecciosas causadas por vermes presentes nas fezes humanas, muitas vezes em forma de ovos. Em áreas com falta de infraestrutura de tratamento de água e esgoto, o solo e as águas de rios, lagos e riachos são contaminadas com o despejo indevido dos dejetos. Em contato com a água contaminada, os humanos são infectados, alimentando o ciclo de contaminação pelo parasita.

  1. A doença atinge, que atinge o trato gastrointestinal, diminui a capacidade de absorção de nutrientes, levando a casos de desnutrição. Atingindo em especial crianças e adolescentes, culminando em defasagens de desenvolvimento físicas e psicológicas. O projeto ganhador do prêmio internacional, tem como objetivo matar, tanto os vermes adultos quanto os ovos, melhorando a assimilação dos nutrientes pelo corpo. “Além disso, ele trataria os danos causados pelos vermos por ele ser um probiótico. Então seria uma abordagem bem mais ampla de saúde, não ia só acabar com a doença, mas restaurar a saúde intestinal da pessoa contaminada”, explica Laene. O outro projeto, campeão na categoria “Melhor Hardware”, consiste em um biorreator para a produção dos OGMs. Com valor de fabricação abaixo do praticado no mercado tradicional, o equipamento irá diminuir os custos de comercialização dos probióticos, auxiliando na disseminação do ProChi para zonas carentes.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Cortejo atrai 5 mil pessoas e consolida Ouro Preto como destino no Natal

Em desfile memorável, mais de 5 mil pessoas participam de cortejo do Natal de Ouro…

23 de dezembro de 2024

Bracher expõe a mostra “Belo Bracher Horizonte” na Casa Fiat de Cultura

O pintor mineiro faz uma homenagem à jovem capital mineira que completou 127 anos. A…

21 de dezembro de 2024

Ouro Preto se prepara para periodo chuvoso

Com o intuito de proteger vidas, prevenir riscos e estabelecer diretrizes claras para o enfrentamento…

18 de dezembro de 2024

Dia 15/ 12, abertura do Presépio Comunitário de Ouro Preto

0 distrito ouro-pretano de São Bartolomeu, joia setecentista que já foi indicada ao título de…

10 de dezembro de 2024

Distritos de Ouro Preto recebem o espetáculo Casos de Brasêro em dezembro

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o espetáculo "Causos de Brasêro", idealizado e…

10 de dezembro de 2024

Agenda cultural de Ouro Preto

*AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* Olá! A sua agenda cultural da semana.…

6 de dezembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!