Em Ouro Preto

Alunos da Ufop premiados em Paris

Duas alunas da Universidade Federal de Ouro Preto, integraram a equipe vencedora da maior competição internacional de biologia sintética do mundo. Concorrendo com renomadas instituições internacionais, a equipe brasileira foi medalha de ouro com o projeto ProChi, desenvolvido com apoio de Beatriz Helena Orlandi de Deus e Laene Abreu Schreiber, graduandas da UFOP.

O ProChi, projeto ganhador, é um probiótico formado por organismo geneticamente modificado (OGM), capaz de combater os principais problemas relacionados às verminoses, doenças que atingem, principalmente, moradores de localidades com ausência de saneamento básico.

As parasitoses são doenças infecciosas causadas por vermes presentes nas fezes humanas, muitas vezes em forma de ovos. Em áreas com falta de infraestrutura de tratamento de água e esgoto, o solo e as águas de rios, lagos e riachos são contaminadas com o despejo indevido dos dejetos. Em contato com a água contaminada, os humanos são infectados, alimentando o ciclo de contaminação pelo parasita.

  1. A doença atinge, que atinge o trato gastrointestinal, diminui a capacidade de absorção de nutrientes, levando a casos de desnutrição. Atingindo em especial crianças e adolescentes, culminando em defasagens de desenvolvimento físicas e psicológicas. O projeto ganhador do prêmio internacional, tem como objetivo matar, tanto os vermes adultos quanto os ovos, melhorando a assimilação dos nutrientes pelo corpo. “Além disso, ele trataria os danos causados pelos vermos por ele ser um probiótico. Então seria uma abordagem bem mais ampla de saúde, não ia só acabar com a doença, mas restaurar a saúde intestinal da pessoa contaminada”, explica Laene. O outro projeto, campeão na categoria “Melhor Hardware”, consiste em um biorreator para a produção dos OGMs. Com valor de fabricação abaixo do praticado no mercado tradicional, o equipamento irá diminuir os custos de comercialização dos probióticos, auxiliando na disseminação do ProChi para zonas carentes.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Posse dos membros do Conselho dos Direitos da População LGBTQIAP+ em Ouro Preto

A Casa dos Conselhos empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTQIAP+…

11 de setembro de 2025

Confira programação do Festival Gastronômico de Ouro Preto que vai até domingo, dia 7 de setembro

O 4º Festival Gastronômico de Ouro Preto acontece na Praça da UFOP, no bairro Pilar,…

5 de setembro de 2025

Reinauguração e agenda do Campo Society da Bauxita

O campo society, localizado na Praça José Marçal, no bairro Bauxita, será reinaugurado após manutenção…

4 de setembro de 2025

1º Seminário: Café dos Inconfidentes

No último sábado, 23 de agosto, aconteceu o Seminário Café dos Inconfidentes, primeiro seminário técnico…

28 de agosto de 2025

Conheça a agenda da Trupe Sons do Brasil

A Trupe Sons do Brasil está de volta às estradas mineiras com seu espetáculo cênico-musical…

27 de agosto de 2025

Museu Casa dos Inconfidentes em Ouro Preto será fechado para reforma

O Museu Casa dos Inconfidentes, localizado na Vila Aparecida, ficará fechado para reforma a partir…

25 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!