Nas Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell, a belíssima bruxa Skade, casada com Harald Cabelos de Sangue, encoraja o exército Viking do marido a lutar contra os anglo-saxões. Ela aparece na terceira temporada da série que pode ser vista na Netflix e no livro “Terra em Chamas.”A personagem, vivida por Thea Sofie Loch Naess, tem muito mais força e crueldade que o próprio “Blood Hair”.
Skade exerce um fascínio natural sobre os homens, por sua frieza e beleza exótica. Ao mesmo tempo que aquece, é capaz de congelar com um olhar gélido e fatal. Skade tem poderes de bruxa e conhece rituais pagãos, exercendo medo e deixando todos à sua volta inquietos. Ela parte das montanhas geladas da Escandinávia em busca de terras nas montanhas anglicanas pelos mares.
Este contraste de gelo e calor: Skade é casada com Cabelos de Sangue; vive em regiões geladas; e procura os mares e para achar terras férteis, poderia ser uma associação à deusa nórdica Skadi.
Apesar do olhar e da figura frios, Skade é capaz de incendiar a tela em suas aparições, deixando confuso até mesmo o inabalável Utread de Bebbanburg (Alexander Dreymon).
Apesar de não ser dito no seriado, faço uma associação de Skade com Skadi ou Skathi, deusa da mitologia nórdica associada à caça, ao gelo e ao inverno. Skadi é também conhecida em alguns lugares da Escandinávia como a madrinha do esqui. Esta variação de nome, pode ser associada à etimologia da palavra esquiar. Skadi é uma derivação do antigo idioma escandinavo arcaico, também chamada de Öndurgud, ou “dama do esqui”.
Segundo a mitologia nórdica, Skadi seria filha do Jötunn (gigante) Tiazi. Seu pai teria sido assassinado por Loki. Skadi decide vingar a morte do pai, mas os homens de Loki, paralisados por sua beleza decidem dar a moça em casamento a um dos membros da tribo.
Skadi deve escolher o pretendente pelos pés, tendo os homens da tribo se coberto e deixado apenas os pés de fora.
Ela queria escolher Balder, deus da luz e da justiça, mas se esquivoca e escolhe os pés de Njörd, deus dos mares. Criada nas montanhas geladas, Skadi não se adapta às costas oceânicas. Do casamento com Njörd nascem Freya e Frey.
Depois, Skadi teria se casado com Ullr, deus arqueiro e também associado ao esqui.
Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…
A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…
Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…
Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…
Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto…
Imagem: Ane Souz Por: Vívian Chagas A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria…