Categories: Sem categoria

Angelo Oswaldo prioriza obras de benefício à Ouro Preto e contenção contra chuvas

Imagem: Fabíola Moreira
A Prefeitura de Ouro Preto expediu hoje, dia 4 de março, a ordem de serviço para a execução de seis novos passa-rodas no município, os quais possuem projetos já aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O equipamento, conhecido como passa-rodas, é uma solução técnica amplamente utilizada em cidades históricas para lidar com o tráfego em dias chuvosos. Isso é particularmente importante, pois o calçamento em algumas partes da cidade torna-se escorregadio, especialmente para veículos de médio e grande porte, como ônibus circulares e vans.

Após estudos realizados pelo corpo técnico da Prefeitura, foram escolhidos seis locais estratégicos para receber os passa-rodas. Essas escolhas foram feitas visando garantir a melhoria no trânsito da cidade, evitando engarrafamentos e assegurando que os acessos permaneçam transitáveis independentemente das condições climáticas.

Pensando nisso, ruas estratégicas vão receber esses novos equipamentos. No bairro Antônio Dias, a Rua João Júlio Gonçalves vai passar a contar com o passa-rodas, já que a via é bastante utilizada como conexão rápida para bairro Alto da Cruz que, por sua vez, vai receber as intervenções na Rua Chico Rei.

Na região central da cidade, o bairro Barra também será contemplado com obras na Rua Xavier da Veiga, próximo à Praça Frei Vicente Botelho, promovendo uma ligação rápida com o centro da cidade, que vai receber as intervenções na Rua Valentim Policarpo de Lima, uma ligação que passa por dentro da cidade em direção ao Morro São Sebastião, que também será beneficiado com o equipamento na Rua Rio Itabira. Finalizando as ações, a Rua Franklin Amâncio, no bairro Cabeças, via que apresenta problemas de acesso para os moradores em períodos chuvosos.

A Prefeitura continua planejando e, alinhada com órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, como o IPHAN, busca as liberações para execução de serviços semelhantes em outros locais do município. O passa-rodas é uma alternativa viável para Ouro Preto, que resolve questões de trânsito sem comprometer as características históricas das ruas, permitindo o desenvolvimento e o crescimento da cidade.

Texto: Túlio Dutra / Revisão: Victor Stutz Com Blima Bracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Sou e já fui tantas que já nem sei quem sou

Fui aquela que descia a Antônio Aleixo, depois do expediente na Álvares Cabral e sempre…

1 de maio de 2024

Falha na Matrix

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

1 de maio de 2024

Ouro Preto participa dos Jogos do Interior de Minas

Os Jogos do Interior de Minas (JIMI) estão de volta depois de 5 anos A…

30 de abril de 2024

” Pormenor de Ausência ” com Giuseppe Oristanio na Casa da Ópera

A Casa da Ópera recebe espetáculo "Pormenor de Ausência”, com o ator Giuseppe Oristanio Data:…

29 de abril de 2024

Festival de Fado nas cidades históricas

*Ouro Preto receberá o evento ‘Fado em Cidades Históricas’* _Evento multicultural gratuito celebra a lusofonia,…

29 de abril de 2024

Festival de Teatro infantil na Casa da Ópera

Data: 24/05/2024 à 26/05/2024 Local: Casa da Ópera A Casa da Ópera, o teatro municipal…

29 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!