O que não faltam são boas opções de passeio na Cidade Maravilhosa. O site blimabracher.com, separou algumas pra vocês:
JARDIM BOTÂNICO – Criado em 1808, pelo príncipe regente do Brasil, Dom João VI (como uma das melhorias para a colônia depois da vinda da Corte Portuguesa para o Brasil), guarda 54 hectares de área verde bem dentro do centro urbano da cidade, com mais de 650 mil espécies catalogadas da fauna e flora. Dentro do Jardim Botânico fica uma filial da Padaria e Confeitaria La Biclyclette. Vale a parada para um belo lanche após a caminhada pelas belíssimas alamedas. La Biclyclette – Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico.
HORTO – Seguindo pela Rua Pacheco Leão, o Horto se apresenta como uma extensão do bairro Jardim Botânico. Nos finais de semana, vale tirar o dia para almoçar num dos charmosos restaurantes instalados em casarões históricos no local, como:
Bar do Horto – Rua Pacheco Leão, 780
Jojô Café e Bistrô – Pacheco Leão, 812
Sobe – Pacheco Leão, 724
TOUR HISTÓRICO PELO CENTRO DO RIO
Na Praça XV, aportaram os navios da Corte Portuguesa, quando chegaram, em 1808, no Brasil Colônia. Lá ficam:
Chafariz do Mestre Valentim- monumento imponente, construído em 1789, pelo mestre Valentim, um dos principais escultores da época, para melhorar o abastecimento de água na cidade.
Paço Imperial – Começou como a residência principal do governador Gomes Freire de Andrade em 1743, antes de passar para a posse da Família Real Portuguesa, como sede do governo, desde sua chegada, em 1808 até a declaração da independência, quando se tornou a sede do poder na capital. Abriga exposições itinerantes e uma permanente, contando a vinda da Corte portuguesa para o Brasil. No térreo tem agradável café, com quiches e saladas. Depois de ter pegado fogo esta fechado pra restauro.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo ( antiga Sé) – Fica em frente à Praça XV , na rua Primeiro de Março. Foi transformada em Capela Real por D. João VI , em 1808, sendo palco da coroação de D. Pedro I como imperador em 1822 e de D. Pedro II 1841. A igreja recebeu também todos os casamentos reais da época, como o da Princesa Isabel com o Conde D’Eu, em 15 de outubro de 1864.
Centro Cultural Banco do Brasil – Tem exposição permanente contando a história da moeda brasileira e exposições itinerantes, além de salas de cinema, teatro, livraria, café e restaurante.
Rua do Ouvidor e Arco do Telles – Sede de toda vida social durante o império, guardam o charme daquela época O Arco do Telles é uma das passagens mais bem preservadas da época colonial. A Rua do Ouvidor, com seus casebres antigos, porém preservados, levam a uma viagem ao século XVIII. Cafés, bares e restaurantes ocupam as edificações e transformam a rua em um delicioso lugar para aproveitar a cidade ao ar livre. Aos sábados tem roda de samba.
MAR – MUSEU DE ARTE DO RIO – Ali perto, na Praça Mauá, 5, é possível visitar o novo museu da cidade, com arquitetura arrojada e exposições itinerantes, além de programação musical à noite.
CONFEITARIA COLOMBO – Há mais de 120 anos faz história na cidade, com seu belíssimo salão, quitutes e guloseimas. Rua Goçalves Dias, 32 / 36, Centro.
BOULEVARD OLÍMPICO E ARMAZÉNS DO CAIS DO PORTO– Herança das olimpíadas abriga galpões e armazéns recuperados no cais do porto, como o Armazém Utopia, que abrigam festas, shows e bares. Destaque para os murais e painéis do grafiteiro Eduardo Kobra.
LAPA – Com seus barzinhos e mesas na calçada, casas de shows, samba e gafieira atraem grande público e são convite para o melhor da boemia carioca.
SANTA TERESA – Bom ir durante o dia, para aproveitar a vista, os casarões antigos e os bares e botequins tradicionais. Sugiro:
Bar do Mineiro – localizado à Rua Paschoal Carlos Magno 99, Santa Teresa
Restaurante Aprazível – belissimamente decorado, com linda vista e alta gastronomia. Rua Aprazível, 62, Santa teresa.
LAGOA RODRIGO DE FREITAS – para caminhadas ao ar livre ou passeios de bicicleta. Tem vários barzinhos e quiosques.
PRAIA DE COPACABANA – Uma das mais famosas orlas do mundo, com passeios e calçadas projetados e desenhados por Burle Marx. Tem bons quiosques em sua orla. Vale, antes ou depois da caminhada:
Café da manhã no Pérgula do Copacabana Palace- que é aberto ao público.
Pôr-do-sol na filial da Confeitaria Colombo- localizada dentro do Forte de Copacabana.
Happy Hour no Manoel & Joaquim – Bar português na Avenida Atlântica, esquina de República do Peru.
Jantar no La Fiorentina – localizado no Leme, na Avenida Atlântica, 458, é reduto tradicional de artistas e da boemia carioca.
PRAIA DE IPANEMA E LEBLON – Tem um magnífico pôr-do-sol. Depois vale a pena conferir uma peça ou filme no Centro Cultural Laura Alvim, na Avenida Vieira Souto, 176. Outra boa pedida são os bares da Rua Farme de Amoedo e Barão da Torre. Ou sentar-se numa das filiais da cervejaria Devassa que estão espalhadas por Ipanema (Avenida Prudente de Morais 416) e Leblon ( Rua Rainha Guilhermina, 38).
BAR FEITIÇO DA VILA – Vila Isabel inspirou Noel Rosa em sua canção “Feitiço da Vila” e era reduto tradicional da boemia carioca naquele tempo. O Bar Fetiço da Vila serve cervejas e caipirinhas, petiscos e porções variadas, farta feijoada, em ambiente boêmio de clima descontraído, lembrando os bons tempos de Noel. Vale uma ida à tardinha, para espichar à noite. Endereço: Boulevard 28 de Setembro, 330 – Vila Isabel, (21) 2578-3672
CRISTO REDENTOR- CORCOVADO
PÃO DE AÇÚCAR
FLORESTA DA TIJUCA
QUINTA DA BOA VISTA– Residência da família imperial no Brasil, hoje abriga museu de história natural.
PARQUE LAJE – Belíssimo parque e construção, que são cenário de festas e clipes.
CINELÂNDIA – Onde fica o belíssimo Teatro Municipal do Rio de Janeiro
MAM Museu de Arte Moderna – que abriga a coleção de arte de Gilberto Chateaubriand
MNBA Museu Nacional de Belas Artes – Com obras dos mestres Pedro Américo e Vitor Meirelles, Portinari, Guignard, Pancetti e outros mestres da pintura.
Foto: Blima Bracher
Texto:
SAMBA DO AVIÃO (Tom Jobim)
Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar…
Add a playlist
Tamanho
A
A
Cifra
Imprimir
Corrigir
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Roteiro Imperdivel !
Verdade!!!
Boas dicas de lugares que eu não conhecia!! Grato
Espero que aproveite!!! Abraços
Olá gostei das dicas! Vou continuar te seguindo!
Obrigada Rafael. Valeu demais!!!
Bacana.
Boas dicas de lugares que eu não conhecia!! Grato
Espero que aproveite!!! Abraços
Olá gostei das dicas! Vou continuar te seguindo!
Obrigada Rafael. Valeu demais!!!
Bacana.
Roteiro Imperdivel !
Verdade!!!
Ahh pelo amor de Deus, este jornal se chama estado do Rio ? Quem é louco de ir a este lugar nojento, sujo, perigoso, repleto de gente mal educada ? É vc entrar em uma rua errada e fim da linha pra vc, pelo amor de Deus !