Categories: Pelo Mundo

Roteiro gastronômico com pitadas de história, pelo sineiro João Lino

Hoje o site blimabracher.com tem o prazer de convidar vocês a conhecerem melhor Ouro Preto, com nosso anfitrião João Lino. Além de supersimpático, João, de 31 anos, é polivalente: sineiro, professor de inglês, fotógrafo amador, mestre em biotecnologia, amante de arquitetura, arte sacra, boa comida e boa bebida. Natural de Andradas, no sul do estado, está em Ouro Preto desdes 2012, onde estudou gastronomia e considera-se um ouro-pretano de coração.

Top lugares no Centro Histórico de Ouro Preto, por João Lino

Já imaginou tomar uma cerveja artesanal gelada e comer deliciosas empadas em frente ao local onde viveu Marília de Dirceu e, de quebra, deliciar-se com a vista do Centro Histórico num fim de tarde? É isto que o Marília & Dirceu oferece a quem visita o Largo Marília de Dirceu no Bairro do Antônio Dias. Peça uma cerveja de trigo, uma empada de cogumelos e aproveite o ponto mais charmoso e acolhedor do bairro.

Subindo a rua Bernardo de Vasconcelos, após tirar belíssimas fotos em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, uma pequena placa indica a entrada para o acolhedor Dos Anjos – Churreria, empório e café. Como o próprio nome diz, o carro-chefe da casa consiste em churros, fritos na hora e com diversas opções de recheios e coberturas. Vale uma parada para degustação e descanso.

Continuando a subida sentido Praça Tiradentes, uma visita à Casa de Gonzaga e à Igreja de São Francisco de Assis são recomendadas. Chegando à Praça, após visitar os monumentos em seu entorno, bateu fome? Quer comer bem e sem gastar muito dinheiro? Desça a Rua das Flores e desfrute o belo visual até chegar ao Restaurante Nazareno. Peça o Prato do Dia e não se esqueça do acompanhamento: o ovo caipira feito no ponto correto e que realça o sabor desta refeição.

Outra opção é descer a Rua Direita e logo na primeira esquina subir uma pequena escada e se deslumbrar com o belo, sofisticado e acolhedor salão do restaurante Casa do Ouvidor. Comandada por Murilo Trópia, a casa funciona no sistema ala carte e seu carro-chefe é o cardápio de comida mineira. Peça o delicioso Frango com Quiabo e acomode-se próximo às varandas para complemento desta experiência sensorial, aliando ambiente, boa comida e paisagem de tirar o fôlego.

Continuando na Rua Direita, a Creperia Parada do Conde é o lugar ideal para uma sobremesa e, se já estiver no pique, tomar outra cerveja artesanal enquanto contempla o vai e vem, desde apressado até o mais contemplativo de pessoas na principal rua da cidade. O ambiente descolado – atentar para a parede desenhada com giz – contrasta com o requinte das crepes e da vitrine de patissérie e, associado à boa música, torna o momento especial. Uma boa pedida é o Pé de Moleque com Flor de Sal e o Café Espresso tirado na hora muito saboroso e aromático.

O Largo do Cinema merece destaque e atenção especiais pois é um local em Ouro Preto onde está o mais famoso chafariz da cidade – o Chafariz dos Contos – e é o local de encontro de três períodos arquitetônicos – o colonial da Casa dos Contos, o eclético da Promotoria e do Cinema e o moderno do Grande Hotel, um projeto de Oscar Niemeyer. Vale a pena visitar a Casa dos Contos e aprofundar-se na cultura colonial de MG e aprender sobre a economia brasileira.

Ao lado, situa-se a Ponte dos Contos; não é raro encontrar pessoas tocando violino e outras tantas expondo sua arte e conversando alegremente em um local onde o tempo parece ter parado. Deseja saborear algo em um local já frequentado por pessoas como Vinícius de Morais, Jéan Paul Sartre, entre outros? Visite o restaurante do Hotel Toffolo, peça uma Coxinha – feita na hora e deliciosa – e converse com D. Gracinda, a simpática proprietária, enquanto degusta seu pedido e volta no tempo com a decoração sóbria e bela do ambiente.

Outra opção para um bom momento é seguir demoradamente pela rua São José e seu belíssimo casario e parar na Fábrica de Chocolates – Chocolates Ouro Preto para saborear algumas iguarias, provar alguma bebida quente ou fria à base de café e/ou chocolate ou, até mesmo, comprar algum chocolate para presentear um ente querido. Merecem destaque o ambiente arrojado, o excelente atendimento, a Caneca de Chocolate Quente e o Waffle com Chocolate e Sorvete de Creme, que combinam muito bem com o momento e a paisagem que se descortina à frente do cliente, propícia à contemplação e a fotografias.

Seguindo o passeio, após uma visita à Igreja do Rosário, descer até o final da rua e entrar na Confeitaria Largo do Rosário e pedir, novamente, uma coxinha – também frita na hora – e deliciar-se com a casquinha crocante contrastando com a massa macia e reveladora dos sabores do recheio de frango e requeijão. Outra sugestão consiste em doces. Diversos tipos de brigadeiros, quindins, pudins, mousses, entre outros. Opções diversas, qualidade indiscutível. O ambiente, por si só, vale uma conferida.

Por fim, o fim da tarde se aproxima. O que fazer em Ouro Preto? Logo ali, próximo à Confeitaria do Rosário situa-se a Loja da Fábrica – Cervejaria Ouropretana. A sugestão para iniciar a noite na cidade é pedir uma tábua de chopp, que possibilita degustação de todos os sabores oferecidos pela casa e combinar a degustação com um dos deliciosos petiscos oferecidos pela casa – minha sugestão é o torresmo de barriga ou os pimentões recheados. A casa também oferece pizzas artesanais.

Outra opção é visitar a região dos botecos no bairro da Barra. A mistura envolvendo paisagem, pôr do sol, bom atendimento, cerveja gelada e tira gosto de boteco é interessante? Tudo isto se encontra no Bar do Glácio. A porção de torresmo é generosa, saborosa e suculenta – sem contar o prato do dia, que pode ser pé de porco, rabada com agrião, carne de sol, etc – a cerveja é gelada. Cumprimente o Glácio e a Regina, pegue seus copos e sua cerveja, peça uma porção e vá para a Ponte da Barra viver este momento que, com certeza, será repetido.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Escola de Farmácia de Ouro Preto comemora 186 anos de tradição e história

“ A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Farmácia de Ouro Preto…

3 de abril de 2025

Antropólogo Edilson Pereira lança livro sobre a Semana Santa de Ouro Preto

O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens),…

2 de abril de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!