Categories: Pelo Mundo

Restauro do Patrimônio Histórico, reflorestamento e apoio a festas populares pautam a cultura em Ouro Preto

O restauro do Patrimônio Histórico da cidade de Ouro Preto, é uma das prioridades no governo do prefeito Júlio Pimenta. Para discutir metas, o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, se reuniu com superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Maria Corsino, e com o diretor do Instituto em Ouro Preto, André Henrique Macieira, para buscar soluções e estreitar parcerias na manutenção e preservação de bens patrimoniais pertinentes às duas pastas.

Zaqueu disse que o foco principal do encontro foi relacionado às obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento para as Cidades Históricas, principalmente nos trabalhos não finalizados na gestão passada. No início da atual gestão, o prefeito Júlio Pimenta esteve em Brasília com o ministro da Cultura, Roberto Freire, para tratar de recursos do Ministério para obras do PAC em Ouro Preto e teve a informação da possibilidade de cerca de 36 milhões de reais.

Segundo Zaqueu, a liberação de recursos para algumas obras são prioritárias, como a segunda etapa da restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, do bairro Antônio Dias, que teve a primeira já concluída.

Celia Corsino apresentou, na ocasião, uma proposta para o retorno à visitação no Museu do Aleijadinho, que fica nas instalações do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, dentro da semana que lembra o aniversário de morte do artista barroco mais famoso do Brasil. “O prefeito Júlio tem se empenhado muito para garantir as obras do PAC e garantir os recursos necessários para dar a Ouro Preto o destaque que merece no cenário nacional”, destaca a superintendente.

Outros projetos destacados de fundamental importância neste momento para Ouro Preto são o restauro da Igreja de Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no bairro Cabeças, a Igreja de Santo Antônio da Casa Branca, em Glaura, e a Igreja de São Bartolomeu, em São Bartolomeu.
Zaqueu anunciou ainda a revisão do projeto de restauração de chafarizes, pois a primeira etapa não contemplou a volta de circulação de água nestes monumentos, e também a retomada da sinalização turística.

Também está entre as metas da Secretaria de Cultura e Patrimônio da cidade, o plantio de milhares de espécies frutíferas e floríferas na cidade. O programa “Paisagem”, idealizado por Zaqueu, visa a a produção de mudas próprias no viveiro municipal e através de doações de mudas e sementes. Os carros chefes serão o ipê amarelo e o jacarandá mimoso de flores azuis, de rápido crescimento, floração espetacular e sistema de raízes pivotantes, que não afetam fundações próximas. Nas frutíferas, serão plantadas espécies quase extintas da mata atlântica e cerrado como o araçá e cabeludinha, endêmicas da região.

A iniciativa teve o apoio do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (na foto com Zaqueu Astoni), que sugeriu locais de plantio e reflorestamento na cidade.
Também continuam em alta as festas populares que tem atarído milhares de turistas para Ouro Preto e os distritos. É a cidade retomando sua vocação turística e cultural.

Na foto, o Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo e o Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni

Com:

#blimabracher @blimabracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Confira a Agenda Cultural de Ouro Preto

🤩 *AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* 🤩 Olá! Chegou a sua *agenda…

27 de abril de 2024

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante, crônica por Blima Bracher

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!