O restauro do Patrimônio Histórico da cidade de Ouro Preto, é uma das prioridades no governo do prefeito Júlio Pimenta. Para discutir metas, o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, se reuniu com superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Maria Corsino, e com o diretor do Instituto em Ouro Preto, André Henrique Macieira, para buscar soluções e estreitar parcerias na manutenção e preservação de bens patrimoniais pertinentes às duas pastas.
Zaqueu disse que o foco principal do encontro foi relacionado às obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento para as Cidades Históricas, principalmente nos trabalhos não finalizados na gestão passada. No início da atual gestão, o prefeito Júlio Pimenta esteve em Brasília com o ministro da Cultura, Roberto Freire, para tratar de recursos do Ministério para obras do PAC em Ouro Preto e teve a informação da possibilidade de cerca de 36 milhões de reais.
Segundo Zaqueu, a liberação de recursos para algumas obras são prioritárias, como a segunda etapa da restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, do bairro Antônio Dias, que teve a primeira já concluída.
Celia Corsino apresentou, na ocasião, uma proposta para o retorno à visitação no Museu do Aleijadinho, que fica nas instalações do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, dentro da semana que lembra o aniversário de morte do artista barroco mais famoso do Brasil. “O prefeito Júlio tem se empenhado muito para garantir as obras do PAC e garantir os recursos necessários para dar a Ouro Preto o destaque que merece no cenário nacional”, destaca a superintendente.
Outros projetos destacados de fundamental importância neste momento para Ouro Preto são o restauro da Igreja de Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no bairro Cabeças, a Igreja de Santo Antônio da Casa Branca, em Glaura, e a Igreja de São Bartolomeu, em São Bartolomeu.
Zaqueu anunciou ainda a revisão do projeto de restauração de chafarizes, pois a primeira etapa não contemplou a volta de circulação de água nestes monumentos, e também a retomada da sinalização turística.
Também está entre as metas da Secretaria de Cultura e Patrimônio da cidade, o plantio de milhares de espécies frutíferas e floríferas na cidade. O programa “Paisagem”, idealizado por Zaqueu, visa a a produção de mudas próprias no viveiro municipal e através de doações de mudas e sementes. Os carros chefes serão o ipê amarelo e o jacarandá mimoso de flores azuis, de rápido crescimento, floração espetacular e sistema de raízes pivotantes, que não afetam fundações próximas. Nas frutíferas, serão plantadas espécies quase extintas da mata atlântica e cerrado como o araçá e cabeludinha, endêmicas da região.
A iniciativa teve o apoio do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (na foto com Zaqueu Astoni), que sugeriu locais de plantio e reflorestamento na cidade.
Também continuam em alta as festas populares que tem atarído milhares de turistas para Ouro Preto e os distritos. É a cidade retomando sua vocação turística e cultural.
Na foto, o Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo e o Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni
Com:
Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…
A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…
Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…
Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…
Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto…
Imagem: Ane Souz Por: Vívian Chagas A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria…