Categories: Pelo Mundo

Restauro do Patrimônio Histórico, reflorestamento e apoio a festas populares pautam a cultura em Ouro Preto

O restauro do Patrimônio Histórico da cidade de Ouro Preto, é uma das prioridades no governo do prefeito Júlio Pimenta. Para discutir metas, o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, se reuniu com superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Maria Corsino, e com o diretor do Instituto em Ouro Preto, André Henrique Macieira, para buscar soluções e estreitar parcerias na manutenção e preservação de bens patrimoniais pertinentes às duas pastas.

Zaqueu disse que o foco principal do encontro foi relacionado às obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento para as Cidades Históricas, principalmente nos trabalhos não finalizados na gestão passada. No início da atual gestão, o prefeito Júlio Pimenta esteve em Brasília com o ministro da Cultura, Roberto Freire, para tratar de recursos do Ministério para obras do PAC em Ouro Preto e teve a informação da possibilidade de cerca de 36 milhões de reais.

Segundo Zaqueu, a liberação de recursos para algumas obras são prioritárias, como a segunda etapa da restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, do bairro Antônio Dias, que teve a primeira já concluída.

Celia Corsino apresentou, na ocasião, uma proposta para o retorno à visitação no Museu do Aleijadinho, que fica nas instalações do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, dentro da semana que lembra o aniversário de morte do artista barroco mais famoso do Brasil. “O prefeito Júlio tem se empenhado muito para garantir as obras do PAC e garantir os recursos necessários para dar a Ouro Preto o destaque que merece no cenário nacional”, destaca a superintendente.

Outros projetos destacados de fundamental importância neste momento para Ouro Preto são o restauro da Igreja de Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no bairro Cabeças, a Igreja de Santo Antônio da Casa Branca, em Glaura, e a Igreja de São Bartolomeu, em São Bartolomeu.
Zaqueu anunciou ainda a revisão do projeto de restauração de chafarizes, pois a primeira etapa não contemplou a volta de circulação de água nestes monumentos, e também a retomada da sinalização turística.

Também está entre as metas da Secretaria de Cultura e Patrimônio da cidade, o plantio de milhares de espécies frutíferas e floríferas na cidade. O programa “Paisagem”, idealizado por Zaqueu, visa a a produção de mudas próprias no viveiro municipal e através de doações de mudas e sementes. Os carros chefes serão o ipê amarelo e o jacarandá mimoso de flores azuis, de rápido crescimento, floração espetacular e sistema de raízes pivotantes, que não afetam fundações próximas. Nas frutíferas, serão plantadas espécies quase extintas da mata atlântica e cerrado como o araçá e cabeludinha, endêmicas da região.

A iniciativa teve o apoio do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (na foto com Zaqueu Astoni), que sugeriu locais de plantio e reflorestamento na cidade.
Também continuam em alta as festas populares que tem atarído milhares de turistas para Ouro Preto e os distritos. É a cidade retomando sua vocação turística e cultural.

Na foto, o Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo e o Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni

Com:

#blimabracher @blimabracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Congresso de Boas Práticas Educacionais em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Secretaria…

5 de novembro de 2024

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Crônica, por Blima Bracher: ” Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios “

Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…

14 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!