Categories: Pelo Mundo

Premiada bodega espanhola é nova parceira da Casa Rio Verde e Vinho Site

 A Casa Rio Verde, importadora de vinhos, traz para Minas Gerais, com exclusividade, a Viñedos y Bodegas Sierra Cantabria, uma das principais bodegas da tradicionalíssima região da Rioja, na Espanha. A bodega tem à frente o prestigiado enólogo Marcos Eguren.

A nova parceria se inicia com a importação de três clássicos da vinícola: o Sierra Cantabria Reserva, Sierra Cantabria Selección e Sierra Cantabria Garnacha, produzidos nas cidades de San Vicente de la Sonsierra, Labastida e Laguardia.

Ao longo de cinco gerações, desde 1870, a família Eguren vem se dedicando ao cultivo das vinhas e à elaboração e envelhecimento dos melhores vinhos da Rioja, com raízes em San Vicente de la Sonsierra. Considerada a região “top” do vinho na Espanha, as variedades Tempranillo e Garnacha encontram ali sua melhor expressão.

Ao pé da serra que dá seu nome à bodega e que protege seus vinhedos  dos ventos frios do norte, pratica-se uma viticultura integrada, respeitosa com o meio ambiente, com intervenção mínima sem uso de herbicidas ou produtos sistêmicos e seleção manual dos cachos. A filosofia da família se resume em “máximo respeito à fruta para alcançar vinhos que evocam o terroir”.

À frente do trabalho enológico, Marcos Eguren, com o filho Eduardo, e o irmão Miguel Eguren, na gestão, produzem vinhos classificados como “novos clássicos”: vinhos poderosos, mas finos, frescos, fluidos e elegantes, distinguidos por seus taninos doces e por serem sedosos,  de grande versatilidade, longevidade e personalidade marcante.

 

SOBRE MARCOS EGUREN

Paradigma do sucesso dos vinhos de Rioja em todo o mundo, Marcos Eguren e seu irmão Miguel pertencem à  quarta geração da linha familiar que atualmente comanda o grupo de vinícolas que engloba a Sierra Cantabria, Cantabria Viñas, Señorío de San Vicente e Viñedos de Páganos (DO Ca. Rioja), Dominio de Eguren ( VDT Castilla ) e Bodegas Teso La Monja (DO Toro).

Marcos Eguren estudou Viticultura e Enologia na Escola da Videira em Madri e, mais tarde, foi diplomado em Enologia pela Universidade Rovira i Virgili em Tarragona. Para completar sua formação, estudou nas Universidades de Bordeaux e Montpellier.

Juntamente com seu irmão e o filho Eduardo, Marcos Eguren transformou uma adega familiar em uma referência na vinificação espanhola colocando seus vinhos na elite do vinho espanhol e no topo do pódio nas pontuações das revistas mais influentes no cenário internacional.

Em declaração, o enólogo afirmou: “Lutamos todos os dias para que o solo de nossas vinhas tenha vida. Quando é assim, quando temos uma uva viva, o vinho consegue transmitir emoções. Fazer vinhos é isso, contando coisas e se movendo”.

 PREMIAÇÕES

Ao longo de sua carreira, Marcos Eguren construiu um currículo espetacular que inclui várias distinções, gozando de prestígio nacional e internacional. Em 2009 e 2012 foi considerado o melhor produtor de vinho pela  “Best Worldwide Winemaker “, organizado pela publicação” Wine Enthusiat “.

Mais recentemente, o trabalho do enólogo foi reconhecido com o “Prêmio Especial do Guia de Vinhos Gourmets 2018”, homenagem aos profissionais que, com seu trabalho, contribuem para a evolução do setor vitivinícola espanhol. Na edição do ano passado, os vinhos da Sierra Cantabria aparecem novamente entre os melhores da Espanha

Entre inúmeras outras premiações, destacamos: dez vinhos elaborados por Marcos Eguren superam 95 pontos na edição de 2016 do Guia de Peñín. A Wine Spectator concedeu 96 pontos a Alabaster 2014 ,e  classificou os vinhos da família Eguren com as melhores pontuações.  Em 2014, a Wine Guide 2014, reconheceu um dos vinhos da vinícola – o tinto Amancio 2010 como o melhor vinho tinto com 99 pontos.

 BODEGA DOMINIO DE  EGUREN (CASTILLA)

 Além de trabalhar com os vinhos da Sierra Cantabria, a Casa Rio Verde adicionou ao seu portfólio outra bodega da família Eguren, a Dominio de Eguren, Vinos de la Tierra de Castilla. A adega está localizada na cidade de Páganos, em Álava, onde mantém 15 vinhas distribuídas nos domínios de Vinos de la Tierra e Vinos de Mesa, com produção das marcas Codex, Epic, Torre Abalde, Royal Estratego e Protocolo.

Os vinhos da Dominio de Eguren provêm de uma seleção rigorosa de vinhas localizadas em uma área privilegiada de Castilla, a 700 m de altitude, com idade entre 30-70 anos, plantadas em treliça principalmente, e colheita totalmente manual e seletiva. A área é caracterizada por um clima continental, com influências mediterrâneas com invernos frios e verões quentes e secos e alta luminosidade.

CLUBE DO VINHO TEM COMO DESTAQUE VINHOS DA FAMÍLIA EGUREN

 

Pela qualidade apresentada, o vinho SIERRA CANTABRIA GARNACHA, é o destaque do clube de vinhos “Seleção Pratinum” da importadora em dezembro https://www.vinhosite.com.br/clube-do-vinho-vinhoclube/platinum.

 

Já o PROTOCOLO TEMPRANILLO compõe a Seleção Unique. https://www.vinhosite.com.br/clube-do-vinho-vinhoclube/unique.

 

VINHOS COMERCIALIZADOS PELA CASA RIO VERDE – SIERRA CANTABRIA

 

SIERRA CANTABRIA GARNACHA 2014 – Elaborado pela Sierra Cantabria, bodega que é uma das grandes estrelas da tradicional região de Rioja. Suas uvas são colhidas manualmente  e é feita uma dupla seleção dos cachos: uma primeira seleção na própria vinha, e uma segunda ao chegar na adega. De coloração cereja vermelha é frutado, fresco e equilibrado, marcado pela identidade característica da Garnacha. No nariz, apreciam-se os aromas de frutas, especialmente frutas negras, ameixas e groselhas.

SIERRA CANTABRIA SELECCIÓN 2015– Elaborado com a variedade rainha da família Eguren, 100% Tempranillo de vinhas próprias localizadas em San Vicente de la Sonsierra e Laguardia. Com um envelhecimento de 6 meses em depósito e 6 meses em barricas de carvalho americano e francês de 225 litros. É um vinho frutado e amigável.

SIERRA CANTABRIA RESERVA 2011 – Considerado um dos 100 melhores vinhos de 2016 em todo o mundo, com 93 pontos, pela Wine Enthusiast, se destaca pelo frescor, elegância e personalidade. Tem uma expressão de frutas vermelhas, taninos sensíveis mas maduros, com boa acidez, estrutura e expressividade.

VINHOS COMERCIALIZADOS PELA CASA RIO VERDE/VINHOSITE – DOMINIO DE EGUREN

PROTOCOLO ROSÉ V.D.T. CASTILLA 2016 – Vinho rosado seco de bom gosto, com acidez equilibrada e sabor longo. Muito frutado, com elementos de framboesas, morangos, cítricos e ervas. É um vinho honesto, limpo e de boa qualidade.

PROTOCOLO TEMPRANILLO V.D.T. CASTILLA 2015 – Com 87 pontos no guia Peñin, é produzido pela Bodega Dominio de Eguren, em uma área com cerca de 700m de altitude, o que favorece a boa produção de uvas no local. Elaborado com 100% de uvas Tempranillo, tem coloração violeta, com aromas de frutas roxas. Na boca, é equilibrado, tem corpo médio e final prolongado. O Domínio de Eguren pertence à Bodegas Sierra Cantabria, uma das mais famosas e respeitadas de toda a Espanha.

 CODICE 2015 – Produzido pela família Eguren, esse vinho transmite a honestidade da Tempranillo em sua versão mais diária. Na boca, é poderoso, saboroso, fresco e com muita fruta. Possui bastante mineralidade. No nariz, apresenta aroma de frutas negras, como groselha, alcaçuz e ervas assadas.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festival de Inverno acontece na Praça do Centro de Convenções: programação completa

Texto: Bruno Willens/ Revisão: Marília Mesquita Julho é especial em Ouro Preto porque tem o…

2 de julho de 2025

Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas de Mariana

De 2 a 4 de julho, escolas públicas de Mariana recebem o Circuito de Popularização…

30 de junho de 2025

Sucesso do encontro da Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença confirma vocação dos grandes espetáculos na Praça Tiradentes

Ouro Preto assistiu a um belíssimo espetáculo gratuito na Praça Tiradentes: o encontro do grande…

24 de junho de 2025

Congados e Reinados são oficialmente Patrimônio Cultural do Brasil

Imagem: Patrick de Araújo/ PMOP Os saberes do Rosário: Reinados, Congadas e Congados são, oficialmente,…

18 de junho de 2025

Carlos Bracher lança livro na Academia Mineira de Letras

Academia Mineira de Letras recebe o gênio das cores Carlos Bracher no lançamento do livro…

16 de junho de 2025

Concurso de Fotografias para celebrar 45 anos de Patrimônio da Humanidade em Ouro Preto

Prefeitura promove 5º Concurso de Fotografia para celebrar 45 anos de Ouro Preto como Patrimônio…

13 de junho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!