Categories: Pelo Mundo

Menor basílica do mundo fica em Caeté e compõe o roteiro turístico “Entre Serras”

Tombada pelo estado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo município de Caeté, a Serra da Piedade faz parte do roteiro “Entre Serras”, que liga o Santuário da Piedade (em Caeté) ao Santuário do Caraça (em Catas Altas).

Os dois santuários são considerados grandes ícones de religiosidade do estado e fazem parte da rota religiosa do Circuito do Ouro. Agora, quem participa de algum retiro ou de algum evento noturno pode contemplar a nova iluminação da ermida, que realça sua arquitetura, com 100 lâmpadas de LED.

A igreja Ermida da Padroeira de Minas Gerais, que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nossa da Piedade em Caeté (MG), foi consagrada basílica,, sendo o menor templo com esta insígnia.

A fama do lugar teria começado entre 1765 e 1767, conforme a tradição oral, com a aparição de Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços, a uma menina muda de nascimento, cuja família vivia na comunidade de Penha, a seis quilômetros da Serra da Piedade. No momento, a menina teria recuperado a fala. O episódio tocou o coração do português Antônio da Silva Bracarena, que estava então na colônia para ganhar dinheiro. Ele se converteu e decidiu dedicar sua vida à construção de uma capela no lugar onde ocorrera o milagre.

 O singelo templo dedicado a Nossa Senhora da Piedade começou a ser erguido em 1767 e, mais tarde, ganhou a imagem esculpida pelo mestre do Barroco mineiro – Aleijadinho. O artista possui obras espalhadas pelos demais roteiros do Circuito do Ouro. A consagração de Minas a Nossa Senhora da Piedade ocorreu em 1960, após o papa João XXIII reconhecer que Maria é a padroeira do estado.

Como reconhecimento da importância histórica e religiosa do lugar, a igrejinha ganhou o título de Basílica, que é concedido pelo Papa, após análise da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, do Vaticano. A determinação veio a partir de um pedido de Dom Walmor e dos bispos mineiros e, em junho deste ano, o arcebispo esteve em Roma levando um documento com as assinaturas dos religiosos e solicitando que a igreja fosse elevada à condição de Basílica. O pedido foi então acolhido pelo Papa Francisco, que conhece a história do santuário e já havia concedido a sua bênção apostólica a todos os peregrinos que visitam o território sagrado.

 Com os novos títulos, Minas Gerais tem agora 16 basílicas, sendo duas no território da Arquidiocese de BH – a de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul, e a de Santo Cura D’Ars, no Bairro Prado, na Região Oeste da capital.Hoje, conforme especialistas, o título tem um sentido peculiar, sendo dado a igrejas que preencham alguns requisitos: ter qualidades artísticas e ser centro de concentração religiosa e piedade do povo. Para merecer o reconhecimento, são necessários documento oficial do Papa, sagração e coroação da imagem, entre outros.No mundo, são quatro as maiores: as de São Pedro, São Paulo, Santa Maria Maior e São João de Latrão, em Roma, Itália. Todas as demais são chamadas basílicas menores.

Foto de Samuel Flores

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo receberá a Coroação Pontifícia

O privilégio foi concedido pelo Papa Leão XIV. O pedido foi feito pelo pároco, Padre…

21 de agosto de 2025

Prefeitura de Ouro Preto investe na qualificação dos profissionais do Setor Turístico

Diversos profissionais participaram da Qualificação da Mão de Obra de Turismo. Eles irão receber o…

19 de agosto de 2025

Guia digital de Ouro Preto em aplicativo

A Prefeitura de Ouro Preto lança o Guia Ouro Preto Digital na próxima terça-feira, em…

19 de agosto de 2025

Handebol é promessa para crianças em Ouro Preto

As crianças e adolescentes que compõem a equipe feminina do Projeto queMini-Handebol, desenvolvido pela Secretaria…

18 de agosto de 2025

Ouro Preto reforça compromisso com Patrimônio Cultural

No dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, Ouro Preto…

14 de agosto de 2025

Confira Programação cultural e religiosa de Nossa Senhora da Lapa em Antônio Pereira

A conquista do título de Patrimônio Imaterial reforça o valor histórico, cultural e religioso da…

13 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!