Categories: Pelo Mundo

Dez razões gastronômicas para conhecer BH, por Sílvia Laporte

Nossa anfitriã em Belo Horizonte, para indicar um belo roteiro gastronômico é Sílvia Laporte. Jornalista, ela trabalhou com gastronomia durante quase 15 anos no jornal Estado de Minas: primeiro no Caderno Feminino (com o pseudônimo Manuel d’Almada) e depois no Degusta. Atualmente, se dedica à Sílvia Laporte Comunicação, atuando na edição de livros.

Alguém duvida de que ela sabe do que está falando? Vamos lá, então:

Mercearia 130 – A unidade de Lourdes (há outra, na Serra) tem ambiente descontraído e preços justos. O bife ancho, com guarnição à escolha (risoto, batata no murro, legumes) tem o tamanho certo para uma pessoa de apetite normal.

Glouton – O restaurante, que fica no Bairro Lourdes, tem carta de vinhos enxuta, mas com boas opções. Os pintxos de polvo e a bochecha de porco são ótimos. Bom custo-benefício.

Pecatore – Peixes e frutos do mar são a especialidade da casa situada na Floresta, logo depois do Viaduto Santa Teresa (sentido bairro). O ceviche, fresquinho, é muito bom.

Amarelinho da Prudente – Situado na Av. Prudente de Morais, na divisa do Santo Antônio com a Cidade Jardim, é um bom lugar para a turma se encontrar no happy hour ou no almoço de domingo. Cervejas especiais e uma excelente farofa de ovos.

Xoc Xoc – Para quem se cansou de self-services, o bar restaurante do Edifício Maletta serve um PF muito bom, com feijão temperadinho e batata frita fresquinha.

Lullo Gelato – Ponto de parada obrigatório para quem bate pernas na Savassi, especialmente no verão. Fica no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, entre a praça e a Rua Alagoas, mas só abre ao meio-dia. Meu sorvete favorito é o de caramelo com flor de sal.

Est! Est!! Est!!! Autentica Cucina Italiana – A casa, quem fica na Av. Getúlio Vargas, cumpre o que promete no nome. Exemplo disso é o espaguete à carbonara, cuja receita, ao contrário do que se vê em muitos bons restaurantes por aí, não leva creme de leite.

Padaria Cataguazes – Fica no Santo Antônio e tem muita coisa gostosa. O pão de sal é bom e as guloseimas ainda melhores. Destaque para o financier e o bolo de ricota.

Fazendinha – O restaurante, situado no Bairro Jaraguá, fica lotado de famílias no almoço de domingo. O custo-benefício é bom, porque as porções são de bom tamanho e dois pratos servem três pessoas tranquilamente. O galeto vem sempre suculento e temperadinho.

Empório Vila Árabe – A unidade do BH Shopping da rede de restaurantes tem sempre boas saladas com ingredientes típicos como grão-de-bico e queijo chancliche, entre outros. A cebola frita do arroz com lentilhas é farta e sequinha.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Natal de Ouro Preto atrai 90 mil pessoas e gera 21 milhões.

Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto…

6 de janeiro de 2025

Ouro Preto terá queima de fogos silenciosa na Praça Tiradentes

Imagem: Ane Souz Por: Vívian Chagas A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria…

28 de dezembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!