Crônicas

“História de um Casamento”, Oscar 2020

Crítica “História de um Casamento”, Oscar 2020, por Blima Bracher


O enredo poderia ser o resumo do troféu framboesa do ano, mas, ao contrário, estamos falando de um indicado a “Melhor filme”, no Oscar 2020. Nicole (Scarlett Johansson, que concorre ao Oscar de “Melhor atriz”) é casada com Charlie (Adam Driver, que concorre ao Oscar de “Melhor Ator”). O casal lindo e bem sucedido tem um filho fofo, mas, nas entrelinhas de diálogos, se desentendem e tropeçam em blá blá blás, choros contidos e olhares perdidos.


E o pior clichê, como não poderia deixar de ser, caem nas mãos de advogados dispostos a tirar até o último centavo por causa da guarda da criança. Destaque para Laura Dern, que concorre “Melhor Atriz Coadjuvante e, sim, continua com belas pernas.


O estopim começa quando Nicole, atriz da companhia nova-iorquina de teatro onde, Charlie é o diretor, recebe uma proposta de Hollywood, sua terra natal e resolve aceitar. Nisso vem a tona supostas oportunidades que ela teria perdido se tivesse continuado morando onde nasceu.


Entre a descoberta de traições, diálogos arrastados, lembranças e lágrimas, o filme faz água, com direito a sogras que babam pelo genro e a irmã simpática e gulosa.


Chega a ser ridícula a cena em que Charlie chega de Nova Iorque com uma roupinha de Frankstein feita sob medida por sua companhia de teatro, mas o filho já está vestindo o uniforme do bloquinho de primos ninjas.


Sabe filme de nova-iorquino feito pra nova-iorquino? Este me pareceu o propósito do enredo morníssimo de “História de um Casamento”. Adepto do movimento Mumblecore (gênero alternativo do cinema americano que prioriza diálogos e atuações naturalísticas; ao invés de ação, computação e efeitos visuais), o diretor/roteirista Noah Baumbach (que concorre na categoria “Melhor Roteiro Original) só poderia ser nova-iorquino.


Aliás, casado com Greta Gerwig, a queridinha roteirista, atriz e diretora dos adeptos do Mumblecore, o casal é desses que foge dos estereótipos americanos, o que se torna em si, um hilário paradoxo. Ele tenta o gênero “tô nem aí”, com cabelo milimetricamente despenteado e ela é a típica menina americana que estava nos lugares certos e na hora certa (tendo chamado atenção até de Woody Allen). But, sorry os amantes deste gênero low profile, mas Serge Gainsbourg e Jane Birkin ou Brigitte Bardot e Gunter Sach ficaram em autênticos flashes P&B dos anos 60.

O mais perfeito retrato da típica família “american way of life” que se enrola nas próprias pernas ainda não bateu o genial “Beleza Americana” (1999) do roteirista Alan Ball e do diretor Sam Mendes.

Pode ser que alguém com uma enorme dor de cotovelo, possa torcer pelo Oscar de “Melhor Filme” para “História de um Casamento”.

Leia também:https://blimabracher.uai.com.br/cronicas-com-cafe/almodovar-sendo-almodovar-oscar-2020/

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Circuito de Popularização do Teatro leva cultura gratuita e reflexão aos distritos de Mariana

A arte teatral está chegando ainda mais perto da população com o Circuito de Popularização…

17 de julho de 2025

Festival de Inverno de Ouro Preto tem programação para todos os públicos: confira

Com um leque grande que vai do erudito ao popular, passando por diversos gêneros musicais…

15 de julho de 2025

Noite ‘Do Barroco ao Pop” do Festival de Inverno levanta a Casa da Ópera

Com a batida dos baixos intermitentes , o Maestro Robson Bessa mostrou ao púbico que…

12 de julho de 2025

Festival de Inverno vai ocupar Horyo dos Contos em Ouro Preto

O Festival de Inverno 2025 vai ocupar o Parque Horto dos Contos com o "Horto…

10 de julho de 2025

Parceria entre Museu de Mariana e Palácio das Artes traz concertos para o Festival de Inverno

O Museu de Mariana, em parceria com o Palácio das Artes e a Fundação Clóvis…

4 de julho de 2025

Festival de Inverno acontece na Praça do Centro de Convenções: programação completa

Texto: Bruno Willens/ Revisão: Marília Mesquita Julho é especial em Ouro Preto porque tem o…

2 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!