Ele tem os olhos bem puxados e escuros, sob sobrancelhas grossas e o semblante necessário para encarnar Ertugrul, guerreiro otomano que viveu entre os anos de 1198 e 1281, sendo o Bey dos Kays, na região do Irã.
Este é o personagem que deu projeção mundial a Engin Altan Düzyatan, na série Dirilis Ertugrul, o Grande Guerreiro Otomano, exibida na Netflix. Em inglês o título é Ressurection.
Turco, nascido em 1979, o galã tem a masculinidade dos povos árabes, mas quando sorri, parece um menino, imprimindo uma docilidade e um carisma extraordinários ao alp (guerreiro) que enfrenta Templários e mongóis, sem perder os sonhos a ética naturais de um grande líder.
Engin consegue, com seu jogo de corpo, mostrado em lutas extraordinárias com adagas, ofuscar até a beleza de um outro companheiro de cena, o também turco Cengiz Çoskun, no papel do alp Turgut.
As artes cênicas começaram a aflorar cedo em sua vida. Já na escola fazia incursões teatrais. Fez vários seriados e novelas em tvs locais da Turquia, mas foi com a série da TRT, dirigida por Metin Gunay e produzida por Mehmet Bosdag.
Somam-se a uma beleza ao mesmo tempo máscula e doce, um corpo atlético, inflexões cênicas e atuações impecáveis e um carisma que incendeia a tela.
Seu último aniversário, dia 26 de julho, quando comemorou 41 anos quase quebrou a web. A série que está sendo exibida em canal aberto no Paquistão tem deixado as moças locais apaixonadas. Mas ele é casado e tem dois filhos…
Aliás, essa é uma grande tendência mundial: a Netflix trouxe a possibilidade de mostrar a qualidade do cinema produzido em outros centros, que não apenas Hollywood.
Travis Fimmel, Clive Standen e Alexander Ludwig de Vikings, também trouxeram a magia dos homens orientais para as telas.
Luís Roberto Gúsman, apesar de ser porto-riquenho, numa tinha sido explorado em grande produções, até que arrancou suspiros como o Caio Valério na série Maria Madalena.
Com um cinema que não renova seus nomes, cultuando galãs cujas imagens já foram bastante exploradas, Hollywood terá que se cuidar frente à legião de novos gatos que vão invadir e incendiar as telas da Netflix.
Dica: assista na língua original, o turco, para ouvir a beleza da sonoridade e a bela voz de Engin.
http://@enginaltandzytnenginaltandzytn
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Amo essa série! Espero ver mais uma temporada no ar!
Maravilhosa, digna de Um Oscar, Leão de OURO E outros grandes prêmios mundiais.
Estou completamente apaixonada por essa série, assisto na língua original e parece que até já entendo,para mim a melhor das séries que já assisti e pena que descobri agora e já está quase sendo tirada do ar o que é uma tiraste notícia para mim, amei e super recomendo ❤️.