Para se entender sobre culinária nórdica , escandinava, hoje países como Dinamarca , Noruega, Finlândia , Suécia e Islândia é preciso entender das estações do ano.
- Basicamente, havia a época do plantio, na primavera. Os vegetais eram defumados pro inverno ou armazenados como grãos para a época de gelo, onde nada florescia.
- Além das conservas salgadas como os picles que os Vikings inventaram, havia compotas de frutas com mel. As frutas colhidas na primavera viravam geléias e doces mesmo sem açúcar
- As carnes eram de rebanhos de ovelhas, porcos, galinhas, e mesmo gado criado em fazendas. Mas havia caças como lebres, javalis, cervos, bisões entre outros. Para mantê- las por mais tempo, havia uma espécie de sala de defumação.
- Os nórdicos eram exímios pescadores, sendo a pesca de salmão focas, tubarões, atuns e até baleias fonte de comida e óleo para o ano inteiro. Mesmo com o mar congelado tinham técnicas.
- Leite era armazenado como queijo..
- Apesar de alguns serem alucinógenos, muitos cogumelos eram inofensivos e muito apreciados pelos pelos Vikings. Durante rituais, tomavam chás de cogumelos alucinógenos e havia orgias.
- O pão era produzido o ano inteiro com a reserva de grãos cultivados durante a primavera.
- Os banquetes eram regados a cerveja e hidromel uma mistura de mel e água que fermentava e era muito apreciada pelos vikings
- Os ensopados de vegetais e carnes aqueciam e davam disposição . Além do sal marinho, expedições e acordos com a Índia garantiam especiarias e temperos.
- Uma espécie de lareia em forma de fogão era colocada no meio da sala para servir aos viajantes e aquecer o ambiente
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.