Arte

Profusão Barroca: 300 anos de Minas

Por Carlos Bracher (Artista Plástico, Professor Honoris Causa da UFOP e Membro da Academia Mineira de Letras)

Na telúrica promessa de nossos passos indevassados de enigmas, somos barrocos em espírito e matéria, nos gestos de fragilidade desse desejo franco de transpor, sagrar e ressurgir, refluir o pensamento nas hastes da sabedoria, a conquistar a natureza filosófica, oculta do silêncio.

Somos barrocos na volumetria, possessividades e desvarios, na anímica equação de feitos que se tornaram memória, fruição e alentos; barrocos na esférica morfologia angular, vozes e cânticos de lendárias civilizações auríferas; barrocos por descendência do histórico instante setecentista, e não apenas do estilo em si, mas da fatal hipótese de nossas essencialidade psíquica; barrocos por Aleijadinho e Athaíde, alvarengas e gonzagas, poetas, musas, músicos múltiplos sonhadores e deste grito infindo de Tiradentes bradando em sangue a liberdade e a Inconfidência.

Somos sombras de um algo imerso, sopro de longa espera invisível entre paradigmas e ressurreições; volutas que se anunciam concêntricas, órficas de sensações do dentro e do fundo dessa frequência de atavismos lunares clareando a cor, o musgo, o modo. E o somos, ainda, misticismos, fé e fosso, turíbulos, anjos e profetas vagando processionais cortejos, também acalantos de alegria o somos, em estiramentos étnicos distintos, consanguíneos, universais.

Tudo são vácuos de nós mesmos, a face ilesa dos mineiros, retilíneos e frágeis na amplidão, aéreos, versáteis, plurais de mescladas rebeldias, a sempre avançar aos códigos imaginários do futuro. Somos verbo e história de nosso próprio amanhecer, o tempo e o espaço, Minas, as insígnias pétreas despedaçadas, pétalas difusas de permanência que se reciclam a modernidade – onde lá estarão sempre, indeléveis, os mineiros –, na vanguarda de seu próprio destino.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!