Arte

Naldo Navajas em mostra na Casa dos Contos de Ouro Preto

A mostra apresenta parte do acervo pessoal do artista disponibilizado pela família, com obras fortes e sensíveis de personagens ouropretanos realizadas ao longo de sua carreira de 40 anos, além de depoimentos de amigos e admiradores.

O trabalho tem um cunho de memória social, na medida em que referencia a expressão da cultura ouropretana. Marias, Josés, Joaquims que se fundiram no mito da cidade majestosa. Naldo fala por meio do pincel: rostos por vezes anônimos na grandiosidade do patimônio mundial. Na estética do seu trabalho, Naldo destacava os braços fortes, as mãos calejadas e os pés descalços no labor. Via nessa alma mineira a simplicidade, a beleza, a verdade do ser e do fazer, essa alma cheia do amor à natureza e do conhecimento empírico. Naldo lhes confere voz, resgata o valor por meio da memória, e dá-lhes pertencimento, como se “tronasse” esses personagens. Para o artista, essas pessoas eram reis e rainhas, continham um universo único. Na maneira de ver a vida, ele vai encontrar no outro a expressão da sua própria imagem.

O artista viveu um amor em Ouro Preto e um amor com Ouro Preto. Deu à cidade uma conotaçāo feminina: conhecia suas curvas e como se acentuavam de acordo com as estaçōes do ano. Ao longo dos 40 anos de carreira, estabeleceu-se em quatro ateliês, onde produziu e lecionou, casou-se, teve duas filhas e quatro netos. Naldo pintou seu último quadro em 2014, ano de seu falecimento: um auto retrato inacabado, apresentado na mostra.

No fim de sua vida, ficou claro sua aproximação com essas Marias e Josés, vivendo ele de maneira simples, com o amor à natureza e aos animais, com a caridade e a generosidade para com o outro. Um conquistar cheio de pertencimento realizado em si mesmo, que era desnecessário provar-se e inserir-se em protocolos sociais.

A mostraVer com a Alma será inaugurada em 10 de janeiro, sexta-feira, às 19h. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 16 de fevereiro.

*********
Evento: Exposição “Ver com a Alma”Artista: Naldo NavajasLocal: Casa dos Contos – Rua São José, 12, Centro, Ouro Preto/MGAbertura: 10 de janeiro, sexta-feira, 19hVisitação: 10 de janeiro a 16 de fevereiro de 2020. Segundas: 14h às 18h | Terça a domingo, e feriados: 10h às 18h. Entrada franca.
Texto: Debora Lopes e Helen Navajas

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Clube XV de novembro completa 100 anos em Ouro Preto

Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…

15 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!