A fé alucina o homem, transbordando-o a estados delirantes. Aleijadinho afigura-se como o protótipo máximo da conexão com a espiritualidade. “A miséria do homem é apenas da alma” – com estas veementes palavras escritas de seu próprio punho, ele nos dá a real extensão de sua condição espiritual. Nele, tudo é arte, tudo é fé. O poder de que era possuído advinha exatamente desse estado – nele inerente, de consciência e divindade –, inspirando-se na riquíssima mitologia cristã. Quando esculpia um Cristo estava impregnado dessa imanência transfiguradora: suas mãos, mente e coração vertiam a sensação do êxtase, que, a partir da interioridade mística, tornava-se fulgurantemente artístico.
O sentimento de sacralidade vivenciado por certos criadores faz a substância da transformação, enquanto de um outro artista, a não possuir tais componentes, vier a fazer uma peça religiosa. A diferença será simplesmente flagrante. Um dos condutos da arte é revelar-se em transcendências, nas intercessões ordenadoras dos espaços íntimos de cada artista, em sua estética. Pelas palavras, cores e sons o homem almeja as abstrações e o impossível, quando a magia o move e contagia nessa trilha existencial de expressa a grandiosidade da vida
. HOMENAGEM ALEIJADINHO, POR CARLOS BRACHER Membro da Academia Mineira de LetrasUma fila repleta de atoress, diretores e pesdoas ligadas ao cinema , teatro e tv…
Nos dias 10 e 11 de outubro, às 20h, o público de Ouro Preto poderá…
A Prefeitura de Ouro Preto realizou, nesse sábado (13), a entrega de mais 20 unidades…
A Casa dos Conselhos empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTQIAP+…
O 4º Festival Gastronômico de Ouro Preto acontece na Praça da UFOP, no bairro Pilar,…
O campo society, localizado na Praça José Marçal, no bairro Bauxita, será reinaugurado após manutenção…