Fani Bracher inaugura mostra nesta quinta, dia 8, em Juiz de Fora - Blima Bracher
Blima Bracher

Fani Bracher inaugura mostra nesta quinta, dia 8, em Juiz de Fora

Fani Bracher se destaca no cenário nacional das artes. A mineira inaugura hoje na RH , Galeria de Arte em Juiz de Fora. A exposição já passou pelo Rio de Janeiro e agora chega à
Manchester Mineira. A artista nasceu na Fazenda Experimental em Coronel Pacheco Minas Gerais. Graduada em jornalismo pela UFJF. Em 1968 casou-se com o artista Carlos Bracher e juntos viajaram para a Europa, onde viveram por dois anos. Em Portugal fez cursos de história da arte com o crítico José Augusto França e Mário Gonçalves. Frequentou o atelier do pintor Almada Negreiros e, na cidade do Porto conheceu a obra de Amadeu de Souza Cardoso. Depois de Portugal partiu em viagem de estudos pelos Museus da Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Alemanha, Holanda, Bélgica e Inglaterra.
Fixou residência em Paris de agosto de 69 a dezembro de 70. Ainda na capital francesa participou ativamente do “Centro de Artes para estudantes e artistas americanos”, através do qual fez viagens de estudos a museus e galerias de New York e Washington. Na Espanha descobriu El Greco em Toledo, Bosch e Goya em Madri e Gaudi em Barcelona. De volta ao Brasil estabeleceu-se em Ouro Preto onde começou a pintar em 1973. Entre 1973 e os dias atuais participou de várias exposições em Museus. Centros Culturais e Galerias de Arte no Brasil e no Japão. Realizou 30 exposições individuais em cidades brasileiras e também no Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, Guiana Francesa, Jamaica e França. Sobre sua obra escreveram vários críticos entre eles: Celma Alvim, Rubem Braga, Wilson Coutinho, Roberto Pontual, George Racs, Ferreira Gullar, Flávio de Aquino, Walmir Ayala, Walter Sebastião, Marcelo Castilho Avellar, Frederico Moraes e Ângelo Oswaldo de Araújo.
Ganhou 14 prêmios de pintura e tem seus trabalhos incluídos em 34 livros de Arte. O livro “Fani Bracher”, de Frederico e Ronald Polito, editado pela Salamandra Consultoria e Editora SA obteve o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do livro e o V Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, como o Melhor Livro de Arte.
Tem ainda publicado o livro “Fani Bracher”, da C/Arte Editora, autoria de José Alberto Pinho Neves.
Atualmente a artista reside e trabalha na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.
Data da abertura: 8 de agosto , às 19h na Galeria RH Espaco de Arte. Endereço: Estrada Engenheiro Gentil Forn 1805/ 2• Piso, Morro do Cristo, Juiz de Fora.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments