Categories: Arte

Depoimento do pároco e reitor, Edmar José, sobre painel de Carlos Bracher

Saudações em Cristo!
Atualmente estou atuando como Pároco e Reitor da Paróquia- Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto. Sou também Presidente do Museu Aleijadinho e responsável pela Igreja São Francisco de Assis, obra prima do Aleijadinho e templo onde se encontra a belíssima pintura do Mestre Athaide.
Recentemente, tivemos a alegria e a honra de acolher na Igreja São Francisco de Assis, o premiado escritor, escultor e pintor Carlos Bracher para a execução da pintura de uma das partes da magnífica obra (composta de três partes) que está produzindo para ser exposta em Belo Horizonte. Posso testemunhar que o artista citado, além de possuir excelência nas artes, é um homem de profunda religiosidade, sensibilidade encantadora e respeitador do ambiente sacro e das autoridades religiosas.
Em conversas recentes, o artista manifestou o desejo de pintar a terceira e última parte da sua esplêndida obra dentro da Igreja- Santuário de São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte. Ele está motivado pela fé, pela percepção da igreja como lugar que inspira o diálogo com o divino e pelo fato de ambas as igrejas serem dedicadas a São Francisco de Assis (santo de sua devoção) e abrigarem obras de grandes artistas: em Ouro Preto, as obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde; em Belo Horizonte, as obras de Oscar Niemeyer e Cândido Portinari.
Como Sacerdote, posso constatar a seriedade do artista e a sua reta intenção em executar a terceira parte da sua obra dentro da Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte. Em Ouro Preto, a execução da pintura no interior da Igreja de São Francisco de Assis, ao som de músicas clássicas e religiosas, foi ocasião para atrair muitos turistas e pessoas de fé para a contemplação de Deus através da arte.

Pe. Edmar José da Silva/ Pároco e Reitor

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Prefeitura promove pavimentação com asfalto no Bairro Lagoa

Imagem contendo brasão do município de Ouro Preto mais a esquerda, um pouco mais a…

31 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Amor é para os fracos, nós fomos felizes pra K*”

Hoje eu dormi com você e, agora, escrevendo tive que limpar meus óculos três vezes,…

27 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Uma mulher de oncinha não quer guerra com ninguém”

Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…

20 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher; Ney Cocada e o incêndio em Ouro Preto

Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…

19 de outubro de 2025

Ouro Preto vai fortalecer divulgação de destino turístico com nova parceria da Rede Minas

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…

8 de outubro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!