O Festival de Inverno 2025 vai ocupar o Parque Horto dos Contos com o “Horto das Luzes”. Entre quinta-feira (10) e sábado (12), o jardim vai receber a “Festa da Luz”, um festival internacional que ocupa e ressignifica o espaço urbano com trabalhos artísticos que utilizam a luz como matéria-prima.
Todos os dias, entre 18 horas e 22 horas, o público poderá vivenciar a arte por meio de apresentações de vídeo mapping e instalações artísticas. O festival já aconteceu por três edições no hipercentro de Belo Horizonte, formando um grande circuito de arte e luz a céu aberto, com a performance de artistas mineiros, brasileiros e internacionais. A Festa da Luz também já esteve no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Canadá.
Além da exposição, foram preparadas atrações musicais para complementar a experiência. O acesso para a Festa da Luz será pelo Museu Casa dos Contos.
Horto dos Contos
O Parque Horto dos Contos representa um importante capítulo para a história de Ouro Preto. Criado por ordem régia em 1799 e, então, batizado como Horto Botânico de Vila Rica, foi o segundo jardim botânico do Brasil. O local foi reaberto em 2008, após um intenso processo paisagístico.
Com 32 hectares de extensão, possui três entradas principais: Rodoviária, Museu Casa dos Contos e Basílica de Nossa Senhora do Pilar. A área conta com rica e diversa flora e fauna, especialmente de espécies de pássaros. O parque é composto por 2,5 km de trilha em pleno Centro Histórico.
Serviço
Festa da Luz
Data: quinta-feira (10), sexta-feira (11) e sábado (12)
Horário: entre 18h e 22h
Local: Parque Horto dos Contos
Ficha técnica das obras
“Paisagens digitais” — Homem Gaiola
“Ventura” — Amanda Lobos
“Plantas pulsam” — Thiago Mazza
“A vida é uma dança cósmica” — Ailton Krenak
“Mandinga” — Grace Passô
“Fé no mutirão” — Nívea Sabino
“Kumiça Jenó” —
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.