Blima Bracher

Zé Pereira abre Carnaval de Ouro Preto

Zé Pereira dos Lacaio, o mais antigo bloco em atividade do Brasil incendeia as ladeiras de Ouro Preto. Foto de Anne Souz

Ensaios do Zé Pereira começam neste domingo em Ouro Preto. É o Carnaval 2020

Tum tum tum Zé Pereira./ Tum tum tum tum Zé Pereira…

Tambores, clarins, cariás (capetinhas) e catitões pedem passagem pelas ladeiras históricas de Ouro Preto. É o bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios que abre o carnaval, no próximo domingo, 19, com os ensaios que antecipam a festa!

O bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios é a mais antiga agremiação em atividade no Brasil, possuindo 153 anos de história e é uma das atrações mais esperadas no Carnaval de Ouro Preto.

A sede do bloco é localizada no lado dos “Jacubas”, no bairro Antônio Dias. Moradores e comunidade convidam os turistas a participar deste lendário Carnaval. A bateria é peça fundamental para o imaginário coletivo, nas montanhas da antiga Vila Rica. É o toque singular que representa o bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios.

As preparações já se iniciam logo após o aniversário do bloco, no dia primeiro de janeiro, fazendo manutenção nos instrumentos e nos bonecos que são feitos de papel, cola, tecido e pintados artesanalmente.

O presidente do bloco, Arthur Carneiro, diz que: “já viramos a chave pro carnaval, é um período de muitos ensaios e ao mesmo tempo, fazemos a restauração dos onze bonecos. E todo ano tentamos trazer algumas mudanças, alguma novidade, alguns acessórios, ou algo assim”.

Os ensaios começam neste domingo, 19/01, às 20 horas, e seguem todo o trajeto como nos cortejos que ocorrem o carnaval: Saída da sede (Rua Santa Efigênia), passando pelo Largo do Marília, Rua Bernardo Vasconcelos, Rua Cláudio Manoel (Rua do ouvidor) até a Praça Tiradentes. Com o retorno para a sede pelo mesmo trajeto.

A partir dos ensaios do bloco Zé Pereira dos Lacaios, o Carnaval Patrimônio 2020 abre alas para a alegria invadir toda a cidade. Com o tema “Entre Jacubas e Mocotós”, o carnaval de Ouro Preto se inicia no lado dos Jacubas, e começa a movimentar a cidade.

Para quem quiser se vestir de capetinha (cariás) e participar do cortejo do bloco durante o Carnaval, basta acessar:

https://www.facebook.com/zepereiraoficial

Venha fazer o cortejo com o Bloco Zé Pereira dos Lacaios nos ensaios de Carnaval nas datas: 19/01, 02/02 e 16/02/2020, às 20 horas, com saída da sede do bloco, no bairro Antônio Dias!

Entre na folia! É o Carnaval Patrimônio 2020 de Ouro Preto – MG.

Leia mais em http://www.uai.com.br https://www.uai.com.br/entretenimento/mexerico/

@blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.