Blima Bracher

Ouro Preto: 40 mil doses de vacina e novos secretários

Angelo Oswaldo negocia 40 mil doses de vacina contra a Covid-19 com o Instituto Butantan

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e a vice-prefeita Regina Braga anunciaram tratativas para a compra de vacinas contra a covid-19. O poder executivo já assinou o protocolo de intenções com o Instituto Butantan. O documento prevê a aquisição de 40 mil doses da vacina.

Tuian Cerqueira, Secretário de Saúde, disse que desde aue assumiu a pasta essa foi sua prioridade.. Confira os novos secretários da Prefeitura Municipal de Ouro Preto:

Felipe Guerra – Secretário de Governo

Bacharel em Turismo pela UFOP e pós-graduando em Políticas Públicas. Empresário, músico, produtor cultural e especialista em Leis de Incentivo.

Atuou como Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Conselho Gestor do Centro de Artes e Fazeres- Paço da Misericórdia em Ouro Preto e Presidente da Câmara Técnica de Turismo da ALMG Brasil/China.

Recebeu o Prêmio Destaque do Turismo em MG e foi eleito o 2° Melhor Secretário de Turismo do Brasil no Prêmio Nacional de Turismo (MTUR).

Crovymara Batalha – Secretária de Planejamento e Gestão

Bacharel em Direito pela UNIPAC, graduada em História pela UFOP e mestre em Educação pela Universidade Camilo Cienfuegos de Matanzas, Cuba.

Professora aposentada do Estado de Minas Gerais. Diretora da FUPAC Mariana. Vereadora em Ouro Preto por 4 mandatos. Secretária de Educação das cidades de Mariana e Ouro Preto. Superintendente Regional de Ensino nos governos de Itamar Franco e Fernando Pimentel.

Possui vasta experiência em gestão pública e privada, além de grande participação legislativa na proposição de projetos de leis.

Zaqueu Astoni Moreira – Secretário da Casa Civil

Graduado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública pela UFOP. Mestrando em Preservação do Patrimônio Cultural pela UNESCO-IPHAN.

Em seu currículo destacam-se os cargos de Diretor da Assistência Judiciária de Ouro Preto, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Presidente do Fundo de Patrimônio de Ouro Preto, Membro do COMPATRI, advogado militante, Vice-Presidente da Comissão Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural da OAB-MG.

Agraciado com a Medalha da Inconfidência e Medalha Dia de Minas.

Felipe Pinho – Secretário de Fazenda

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Pública pela UFOP. Especialista em Gestão Pública.

Possui vasta experiência na área Tributária. Auditor Fiscal da Receita Municipal. Supervisor de Tributos Econômicos, ISSQN, Taxas Municipais Econômicas, CFEM, Coordenação dos trabalhos relativos ao VAF/ ICMS. Membro do Conselho de Contribuintes de 2ª Instância. Supervisor de Tributos Imobiliários, IPTU, ITBI, ITR, Taxas Municipais Imobiliárias. Membro do Conselho de Contribuintes 1ª Instância. Presidente da 2ª Turma do Conselho de Contribuintes de Primeira Instância. Tutor Curso de Administração Pública da UFOP.

Margareth Monteiro – Secretária de Cultura

Historiadora e promotora cultural, pós-graduada em História da Arte. Atuou no setor museológico por 39 anos. Professora de história e francês.

Atuou como servidora do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MTUR, realizando diversas ações de difusão do acervo, promoção cultural, educação e preservação patrimonial.

Realizou importantes projetos culturais e diversas exposições de renomados artistas plásticos e mostras temáticas. Foi Chefe da Divisão Técnica por longo período, Vice-Diretora e encerrou recentemente a sua carreira no Museu da Inconfidência à frente da Direção desta importante Unidade Museológica.

Tuian Cerqueira – Secretário de Saúde

Médico e Cirurgião Geral, com graduação e pós-graduação na UFOP.

Especialista em Educação Médica pelo Instituto do Hospital Sírio-Libanês, cursando mestrado em Saúde da Família e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Trabalha como médico efetivo da UFOP e como cirurgião em consultório e hospitais. Foi diretor do Diretório Central do Estudantes e Assistente Administrativo na Universidade Federal de Ouro Preto; suplente na Câmara Municipal de Ouro Preto e Secretário Municipal Adjunto de Saúde de Ouro Preto.

Wagner Mello – Secretário de Esportes

Graduado em Matemática pela UFOP e pós-graduado pelo IFMG.

Atuou como Presidente do Conselho Municipal de Esportes, sendo responsável pela criação do Fundo Municipal de Esportes e por Ouro Preto no ICMS Esportivo. Foi Diretor de Esportes na Secretaria de Esportes de Ouro Preto em 2017, onde criou a Copa de Ouro Preto de Futebol.

Atualmente é membro da nova gestão da Liga Esportiva Ouro-Pretana.

Fabrício Guilherme – Secretário de Agropecuária

Geógrafo, atuou em processos minerários relacionados a licenciamentos, implantação e execução de infraestrutura rodoviárias.

Atualmente é servidor público do Estado de Minas Gerais, exercendo a função de professor de educação básica.

Ouro-pretano, é residente da zona rural. Sempre esteve ligado às atividades rurais e vivencia as dificuldades encontradas neste segmento. Com este olhar, pretende, juntamente com a sua equipe, desenvolver melhores condições de trabalho e vida neste setor de grande importância social.

Maria da Consolação – Secretária adjunta de Saúde

Graduada em Nutrição pela UFOP, especialista em Nutrição e Saúde pela UFLA, especialista em Programa Saúde da Família pela UFMG e curso em gestão pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Nutricionista efetiva na Secretaria de Saúde da PMOP há 31 anos. Vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Ouro Preto por dois anos. Membro no Conselho Municipal de Saúde por 5 anos. Coordenadora da atenção primária por 7 anos. Possui experiência em gerenciamento de Saúde no âmbito da Atenção Primária e também do funcionamento da rede de Atenção à Saúde.

Chiquinho de Assis – Secretário de Meio Ambiente

Graduado pela UFOP, mestre pela UFMG, com especialização pelo Observatório Cultural de Paris- FR. Professor, produtor cultural e músico.

Atua pelo Partido Verde desde 2003, sendo membro do diretório estadual e atual presidente PV/OP. Atuou como Secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto e exerceu dois mandatos como vereador.

Militante ambiental, foi membro do CODEMA e do subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Atuou com ações e projetos em prol do meio ambiente, saneamento básico, das unidades de conservação, da proteção animal e em defesa dos valores ecológicos presentes no turismo e nos atrativos culturais.

Rogério Fernandes – Secretário de Educação

Professor de História, advogado e pós-graduado em Gestão Escolar pela UFOP. É servidor concursado da Prefeitura de Belo Horizonte há 24 anos.

Possui vasta experiência em gestão escolar, tendo sido diretor de importantes unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, de 2009 a 2017.

Fundador do Curso Aprove de Ensino Programado, produtor cultural da FM Produções Artísticas e atuou como professor da Escola Municipal Juventina Drummond, Marília de Dirceu e Horácio Andrade.

Antônio Simões Neto – Secretário de Obras

Engenheiro Civil graduado pela Universidade FUMEC com especialização em pisos de alta resistência industrial e pavimentação rígida e empresário. Certificado pela SC Compliance no curso de Política Anticorrupção.

Possui experiência em obras prediais e industriais de médio e grande porte, obras de infraestrutura (drenagem, esgotamento sanitário e redes pluviais) e obras viárias (pavimentação asfáltica, pavimentação rígida em concreto armado ou reforçado por fibras e pavimentação intertravada). Atuou como Secretário Municipal de Obras e Serviços no município de Itabirito.

Juscelino Gonçalves – Secretário de Defesa Social

Historiador e advogado pela UFOP. Mestre pela UFV. Especialista em História do Brasil Contemporâneo, Direito Civil, Psicanálise e Meio Ambiente.

Sub-tenete Veterano do Corpo de Bombeiros Militar de MG, condecorado com a Medalha de Mérito Militar Dom Pedro II. Realizou mais de 120 cursos de especialização: Paraquedismo, Explosivos, Sistema de Comando de Operações. Foi secretário de Assistência Social.

Atuou nas operações do rompimento das barragens de Fundão e Brumadinho. Diretor Executivo das Obras Sociais Lírios do Campo. Presidente do Conselho Municipal de Política sobre Drogas.

Déborah Etrusco – Secretária adjunta de Educação

Licenciada em História pela UFOP, com pós-graduação em Gestão de Pessoas e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF.

Leciona na rede estadual de Minas Gerais desde 2001, é professora de História da Escola Estadual Marília de Dirceu em Ouro Preto. Atuou como analista educacional na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto de 2008 a 2019, trabalhando no Plano de Intervenção Pedagógica e como coordenadora da ações de Educação Integral e Integrada da rede estadual na circunscrição de Ouro Preto.

Diogo Ribeiro – Procurador

Graduado em Direito pela UFOP, MBA em Direito – Gestão e Business Law pela FGV, com vasta experiência em Direito Público, Empresarial, Contenciosos Cível, Tributário e Trabalhista.

Atuou como consultor jurídico, advogado, conselheiro jurídico, gestor de equipes, elaboração de contratos públicos e gerenciamento administrativo para economia do terceiro setor, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Possui experiência com instituições públicas e privadas, com foco em compliance, governança, captação e prospecção de novos negócios.

Edvaldo César Rocha – Secretário de Desenvolvimento Social

Bacharel em Serviço Social pela UFOP e técnico em Segurança do Trabalho pelo IFMG.

Trabalhou como estagiário na área de Assistência Social na APAE de Ouro Preto, Presidente do Conselho Tutelar de Ouro Preto e foi por 20 anos funcionário da Alcan, atual Hindalco. Desenvolveu, como extencionista da UFOP, trabalhos com adolescentes de Mariana através do círculo de cultura.

É membro do Conselho Fiscal da Escola Municipal Tomás Antônio Gonzaga e coordenador de pastoral na paróquia de Cristo Rei. Coordena atividades voltadas para desenvolvimento humano/social com jovens e adolescentes.

Rodrigo Câmara – Secretário de Turismo

Designer, empresário, bacharel em Comunicação Social, especialista em Terceiro Setor e Patrimônio Histórico e Cultural, cenógrafo e fotógrafo há 29 anos.

Curador de diversas exposições que ocorreram no país. Trabalhou nos maiores grupos de comunicação do Brasil, desenvolvendo projetos especiais de eventos.

Filho de ouro-pretana, sempre desenvolveu importante papel na captação de eventos e acolhimento das personalidades que colaboram para a divulgação de Ouro Preto como destino turístico e cultural.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.