Blima Bracher

Live: Bracher encontra Portinari

João Cândido Portinari e Carlos Bracher

Dando continuidade à programação do projeto Ateliê Casa Bracher, no dia 1º de novembro, o pintor mineiro Carlos Bracher e João Candido Portinari vão conversar sobre a pintura de Candido Portinari, além de debaterem sobre desafios e importância do resgate e preservação da vida e obra de artistas brasileiros. Filho de um dos grandes mestres da pintura, Candido Portinari, João Candido é fundador e diretor do Projeto Portinari, que há 42 anos zela e divulga a obra de seu pai. O bate-papo, on-line e ao vivo, será transmitido pelo canal no YouTube e Instagram do Ateliê Casa Bracher a partir das 20h. O Ateliê Casa Bracher tem patrocínio do SESI.

“Não se pode falar de Carlos Bracher sem pensar em emoção. Isso me faz lembrar de um texto de um grande intelectual e amigo do meu pai, Otto Maria Carpeaux, no qual escreveu que ‘Portinari é um homem emocionado. Emocionaram-no os homens e as mulheres do Brasil, trabalhadores e sofredores’. Quando relacionamos esse texto com Bracher, ele ganha atualidade”, diz João Candido.

Retratado por Bracher em 2015, João Candido relembra a emoção que foi ter tido a sua pintura feita numa performance às vistas do público, ao vivo, no CCBB Rio. “Você passa por uma explosão de emoções. O Bracher pinta com tudo, a alma, as mãos, os pés. Ele parece um maestro regendo a si próprio. É muito afetivo e amoroso o que ele coloca no retrato.”

Em 1928, Candido Portinari conquistou o “Prêmio de Viagem ao Exterior” – concedido pelo Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro – com o quadro “Retrato de Olegário Mariano”. Trinta e seis anos depois, em 1964, Carlos Bracher foi agraciado com a mesma láurea, tendo permanecido em residência artística por dois anos na Europa. Ambos foram os pintores mais jovens a receber o prêmio, considerado o mais importante do nosso país. Curiosidades como estas, além das trajetórias artísticas dos pintores, serão abordadas no encontro virtual. O bate-papo estará aberto para perguntas do público.

O projeto Ateliê Casa Bracher (www.ateliecasabracher.com) foi lançado em 19 dezembro de 2020, data do aniversário de 80 anos de Carlos Bracher. Pela primeira vez, mais de 150 obras da coleção pessoal do casal de artistas Carlos e Fani Bracher estão disponíveis online, em site, tour virtual e redes sociais. O acervo fica localizado anexo ao casarão onde ambos residem há cinco décadas, em Ouro Preto. Ao longo deste ano, uma série de eventos com a participação de artistas e de convidados vêm acontecendo nas redes sociais do Ateliê. Este evento será o penúltimo do projeto Ateliê Casa Bracher em rede.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments