Categories: Eventos

Uma “Festa portuguesa”, com certeza

O clima, os costumes, a gastronomia e a cultura dos nossos patrícios vão invadir Belo Horizonte com a 7ª edição da Festa Portuguesa. Consolidada no calendário de eventos da capital mineira, a tradicional feira acontece no dia 10 de junho (sábado), de 10 às 22 horas, na Rua Bernardo Mascarenhas e na área externa do Museu Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim), e tem entrada franca.

Promovida pela Câmara Portuguesa de Minas Gerais, pelo Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Centro da Comunidade Luso Brasileira de Belo Horizonte, Elos Clube e pela AMALOU-Associação de Moradores de Lourdes, com patrocínio da Cimentos Liz (através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Pif Paf, Cervejaria Verace, Empresa Construtora Brasil, do Banco Mercantil do Brasil e da Sabseg Corretora de Seguros, e apoio do Banco Caixa Geral e Centro Universitário UNA-Gastronomia, Hospital na Residência, Hotel San Francisco Flat, Ormimaq, a festa apresentará todo legado que Portugal deixou para o Brasil com uma programação vasta que privilegia música, dança, artesanato, literatura, vinhos e deliciosas comidas típicas. Para o vice-presidente da Câmara, Carlos Alberto Lopes, o festejo é uma oportunidade de estreitar as relações entre os dois países que ultrapassam o vínculo em partilhar uma língua comum. “Principalmente Minas Gerais tem uma forte influência portuguesa na gastronomia, na arquitetura barroca e colonial, no artesanato, nas celebrações religiosas, na poesia e na música. São razões de sobra para celebrarmos e integrarmos a comunidade belo-horizontina de luso-descendentes e de apreciadores desta cultura”, afirma o vice-presidente.

Uma das novidades desta edição é o local, mais amplo, que ocupará uma área de seis mil m², e trará mais conforto para as cerca de seis mil pessoas que circularem por lá. A Câmara Portuguesa e a produtora Peixe Tolo Produções adiantaram que haverá um ambiente reservado para convidados, espaço kids com atividades recreativas. “A cada ano o evento cresce e ganha novos parceiros. Acompanhamos essas mudanças e buscamos sempre aprimorar a estrutura, logística e inovar no entretenimento”, explica Carlos Alberto Lopes.

Outra surpresa são as atrações internacionais, vindas diretamente de terras lusitanas, a banda Virgem Suta, de Beja, conhecida pelo seu pop-rock de inspiração tradicional portuguesa, e o fadista, compositor e pianista, Mario Moita, natural do Alentejo, que divulga a cultura do país pelo mundo, tendo passado por mais de 30 países. DJs e bandas locais completam a programação artística.

Na culinária, barracas da Taberna Baltazar, Caravelas, dos chefs Thiago Lima e Renato Lobato, Armazém Medeiros, Restaurante do Porto, Doces de Portugal e da Sorveteria Alento, feirinha de produtores e artesanato. Para saborear os pratos e doces típicos, vinhos portugueses e chopp Verace.

E para o evento, o Restaurante do Porto cria três pratos, que vão concorrer a prêmios em três categorias: melhor receita tradicional portuguesa de bacalhau; melhor receita com carne de porco, unindo culinárias portuguesa e mineira; e melhor arroz doce.
As três novas receitas do Restaurante do Porto foram criadas por mãe e filho (leia-se D. Glória, que é portuguesa e Leonardo).

Anota aí:

7ª edição da Festa Portuguesa
10 de junho (sábado) – de 10h às 22 horas
Rua Bernardo Mascarenhas e área externa do Museu Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202), bairro Cidade Jardim.
Entrada Franca
Informações: (31) 3213-1557, secretaria@camarabrasilportugal.com.br
Programação:
Artística:
Dj
Virgem Suta
Mario Moita
Banda da Policia Militar de Minas Gerais
Grupo Folclórico Gil Vicente
Gastronomia:
Taberna Baltazar
Caravelas
Chefs Thiago Lima e Renato Lobato
Armazém Medeiros
Restaurante do Porto
Doces de Portugal
Sorveteria Alento
Cervejaria Verace
Feirinha de produtores
Artesanato

Com:

#blimabracher @blimabracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Clube XV de novembro completa 100 anos em Ouro Preto

Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…

15 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!