Blima Bracher

UFOP começa a testar Covid-19 em maio

Laboratório da UFOP recebe registro da Fundação Ezequiel Dias pra testar Coronavírus

O laboratório da UFOP possui o padrão de segurança biológica nível NB2, o exigido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para credenciamento e inclusão na RedeLab Covid-19, rede de laboratórios parceiros da Fundação que vai dar suporte às demandas durante a pandemia. O Nupeb tem capacidade para realizar 200 testes diariamente

Em Ouro Preto não há nenhum registro do coronavírus, porém há casos confirmados em cidades vizinhas, como Mariana, inclusive com um óbito decorrente da doença. Para a reitora da UFOP, Cláudia Aparecida Marliére, o credenciamento e a realização dos testes significam um avanço fundamental para a contenção da doença em nossa região. Segundo ela, a Instituição “não medirá esforços para atender às comunidades com determinação e segurança, uma vez que possui uma excelente qualificação no corpo de pesquisadores e colaboradores”. Ela acrescenta: “o momento é trágico, e o credenciamento chega em boa hora”.

INFORMAÇÕES GERAIS

O que são testes para detecção de doenças como a Covid -19?

São exames que detectam se a pessoa teve ou não contato com o vírus.

Que tipo de amostra é usada nos testes?

Existem os testes que usam sangue, soro ou plasma e os que precisam de amostra de secreções coletadas das vias respiratórias, como nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta)

Como serão realizados os testes em Ouro Preto?

Em Ouro Preto, a coleta será de amostra de secreções, que será feita pela Secretaria de Saúde e enviadas para a UFOP, onde os testes serão de responsabilidade dos docentes, técnicos-administrativos, doutorandos e pós-doutorandos.

Foto: Laboratório de Imunopatologia do Nupeb. Divulgação Nupeb.

Telefone para tirar dúvidas (31) 3559-3299

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.