Eventos

Toda a latinidade da Orquestra Ouro Preto

Concerto terá formato híbrido, aberto ao público e transmitido ao vivo pelo YouTube, no dia 13 de dezembro

No ano em que comemora 20 anos de atividades ininterruptas, a Orquestra Ouro Preto está de volta ao palco do Sesc Palladium, em Belo Horizonte-MG, dia 13 de dezembro, às 11h, com “Latinidade”, concerto que resgata o início da trajetória do grupo. Ao lado do solista convidado e fundador da Orquestra, o bandoneonista argentino Rufo Herrera, o concerto integra a Série Domingos Clássicos e terá formato híbrido, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube e presença reduzida do público. O concerto estava agendado para março, mas foi adiado em função da pandemia.

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o repertório traz dois discos: “Latinidade”, de 2007, indicado ao Grammy Latino de melhor disco instrumental daquele ano; e “Latinidade: Música para as Américas”, de 2016, também registrado em DVD e finalista do 28º Prêmio da Música Brasileira na categoria álbum erudito. “Encerramos a Série Domingos Clássicos de 2020 com um dos principais pilares de atuação da Orquestra, que remontam ao início da nossa trajetória, o “Latinidade”. O repertório é marcado pela diversidade da cultura das Américas e apresenta peças de grandes nomes da música brasileira e porteña como Piazzola, Capiba, Ernani Aguiar, Villodo dentre outros”, ressalta Rodrigo Toffolo.

Das milongas, do tango às meditações, passando por composições minimalistas assinados por Herrera, o concerto celebra a latinidade da obra do artista. Rufo Herrera ( foto em destaque) possui uma larga trajetória de experimentação, pesquisa e criação musical no contexto latino-americano, percorrendo diversos países e atuando nos principais centros das Américas.

SÉRIE DOMINGOS CLÁSSICOS

Com a liberação de uso de teatros e casas de shows, o Sesc Palladium reabre suas portas para que o público possa conferir de perto os concertos. Para isso, o Grande Teatro terá sua capacidade limitada e os assentos serão demarcados para a comodidade e segurança de quem for acompanhar o concerto presencialmente, além de uma série de outras medidas de higiene.

A ‘Série Domingos Clássicos’ tem como objetivo democratizar o acesso à música e é uma realização do Sesc em Minas, em parceria com a Orquestra Ouro Preto. Os concertos seguem todas as normas de saúde e segurança para levar ao público uma programação pautada na excelência e versatilidade, proporcionando novas oportunidades de interação com concertos presenciais e transmitidos pelo YouTube. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro e pelo site e aplicativo Sympla.

E quem estiver assistindo ao concerto de casa poderá ajudar as famílias mais necessitadas. Será disponibilizado durante a transmissão, o QR Code para doação para o projeto Mesa Brasil Sesc. Para participar é necessário abrir a câmera do celular ou tablet em direção ao código que aparecer no visor da televisão ou computador. Em sequência, o internauta será encaminhado para o portal do Mesa Brasil, no qual poderá realizar, de forma rápida e segura, a doação de qualquer valor em solidariedade às famílias assistidas pelo projeto e que passam fome.

SERVIÇO

Domingos Clássicos: Orquestra Ouro Preto – Latinidade

Data: 13 de dezembro, domingo, às 11h

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046, Centro – Belo Horizonte/MG).

Ingressos: À venda na bilheteria do teatro e pelo Sympla

Transmissão: Canal da Orquestra Ouro Preto no Youtube e do Sesc Minas.

Classificação: Livre para todas as idades.

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Circuito de Popularização do Teatro leva cultura gratuita e reflexão aos distritos de Mariana

A arte teatral está chegando ainda mais perto da população com o Circuito de Popularização…

17 de julho de 2025

Festival de Inverno de Ouro Preto tem programação para todos os públicos: confira

Com um leque grande que vai do erudito ao popular, passando por diversos gêneros musicais…

15 de julho de 2025

Noite ‘Do Barroco ao Pop” do Festival de Inverno levanta a Casa da Ópera

Com a batida dos baixos intermitentes , o Maestro Robson Bessa mostrou ao púbico que…

12 de julho de 2025

Festival de Inverno vai ocupar Horyo dos Contos em Ouro Preto

O Festival de Inverno 2025 vai ocupar o Parque Horto dos Contos com o "Horto…

10 de julho de 2025

Parceria entre Museu de Mariana e Palácio das Artes traz concertos para o Festival de Inverno

O Museu de Mariana, em parceria com o Palácio das Artes e a Fundação Clóvis…

4 de julho de 2025

Festival de Inverno acontece na Praça do Centro de Convenções: programação completa

Texto: Bruno Willens/ Revisão: Marília Mesquita Julho é especial em Ouro Preto porque tem o…

2 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!