Toda a latinidade da Orquestra Ouro Preto - Blima Bracher
Blima Bracher

Toda a latinidade da Orquestra Ouro Preto

Maestro Rufo Herrera em “Larinidades” da Orquestra Ouro Preto. Foto de Domingos C.

Concerto terá formato híbrido, aberto ao público e transmitido ao vivo pelo YouTube, no dia 13 de dezembro

No ano em que comemora 20 anos de atividades ininterruptas, a Orquestra Ouro Preto está de volta ao palco do Sesc Palladium, em Belo Horizonte-MG, dia 13 de dezembro, às 11h, com “Latinidade”, concerto que resgata o início da trajetória do grupo. Ao lado do solista convidado e fundador da Orquestra, o bandoneonista argentino Rufo Herrera, o concerto integra a Série Domingos Clássicos e terá formato híbrido, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube e presença reduzida do público. O concerto estava agendado para março, mas foi adiado em função da pandemia.

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o repertório traz dois discos: “Latinidade”, de 2007, indicado ao Grammy Latino de melhor disco instrumental daquele ano; e “Latinidade: Música para as Américas”, de 2016, também registrado em DVD e finalista do 28º Prêmio da Música Brasileira na categoria álbum erudito. “Encerramos a Série Domingos Clássicos de 2020 com um dos principais pilares de atuação da Orquestra, que remontam ao início da nossa trajetória, o “Latinidade”. O repertório é marcado pela diversidade da cultura das Américas e apresenta peças de grandes nomes da música brasileira e porteña como Piazzola, Capiba, Ernani Aguiar, Villodo dentre outros”, ressalta Rodrigo Toffolo.

Das milongas, do tango às meditações, passando por composições minimalistas assinados por Herrera, o concerto celebra a latinidade da obra do artista. Rufo Herrera ( foto em destaque) possui uma larga trajetória de experimentação, pesquisa e criação musical no contexto latino-americano, percorrendo diversos países e atuando nos principais centros das Américas.

SÉRIE DOMINGOS CLÁSSICOS

Com a liberação de uso de teatros e casas de shows, o Sesc Palladium reabre suas portas para que o público possa conferir de perto os concertos. Para isso, o Grande Teatro terá sua capacidade limitada e os assentos serão demarcados para a comodidade e segurança de quem for acompanhar o concerto presencialmente, além de uma série de outras medidas de higiene.

A ‘Série Domingos Clássicos’ tem como objetivo democratizar o acesso à música e é uma realização do Sesc em Minas, em parceria com a Orquestra Ouro Preto. Os concertos seguem todas as normas de saúde e segurança para levar ao público uma programação pautada na excelência e versatilidade, proporcionando novas oportunidades de interação com concertos presenciais e transmitidos pelo YouTube. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro e pelo site e aplicativo Sympla.

E quem estiver assistindo ao concerto de casa poderá ajudar as famílias mais necessitadas. Será disponibilizado durante a transmissão, o QR Code para doação para o projeto Mesa Brasil Sesc. Para participar é necessário abrir a câmera do celular ou tablet em direção ao código que aparecer no visor da televisão ou computador. Em sequência, o internauta será encaminhado para o portal do Mesa Brasil, no qual poderá realizar, de forma rápida e segura, a doação de qualquer valor em solidariedade às famílias assistidas pelo projeto e que passam fome.

SERVIÇO

Domingos Clássicos: Orquestra Ouro Preto – Latinidade

Data: 13 de dezembro, domingo, às 11h

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046, Centro – Belo Horizonte/MG).

Ingressos: À venda na bilheteria do teatro e pelo Sympla

Transmissão: Canal da Orquestra Ouro Preto no Youtube e do Sesc Minas.

Classificação: Livre para todas as idades.

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments