O Ourobier coloca Ouro Preto no circuito de cervejas artesanais mineiras. Nos dias 15 e 16 de abril (Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa), acontece a primeira edição, que promete se tornar um dos mais disputados e agradáveis eventos cervejeiros de Minas Gerais.
São mais de 100 rótulos de grandes lojas e cervejarias como: Verace, Falke Bier, Brüder, Lamas Brew Shop, Krug Bier, Cervejaria Loba, Dunk Bier, Prússia Bier, Aleluia Bier, Mantrap, Furst, Casa Olec e Backer, entre outras.
Segundo Júlio Füzessi, realizador do evento, “Ouro Preto é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, porque mostra a força cultural de Minas. Explorar a qualidade dos nossos produtos para o mundo em um cenário único e original é o nosso foco. Estamos na expectativa por ser o primeiro ano, mas será um grande evento com certeza”.
Cerveja & Gastronomia
O Buffet Flávia Barbosa assina o cardápio do Ouro Bier. O menu inclui o tradicional feijão tropeiro completo, o salsichão típico da Alemanha e chucrute, espaguete a bolonhesa, bolinho de bacalhau, porção de linguiça artesanal e de torresmo. Na mistura entre Minas e os germânicos, ainda tem a típica salada de batata alemã, joelho de porco e kassler.
Cerveja & Informação
O mercado cervejeiro brasileiro e, especialmente o mineiro, está em ebulição. No sábado (15/04), das 14h às 18h, quatro palestrantes conceituados no cenário cervejeiro vão ensinar e debater sobre o mercado em geral. Princípios e técnicas da fermentação das cervejas Sauer é o tema do palestrante Jamal Awadallak, responsável pelo projeto Beer School. O professor, sommelier e mestre cervejeiro da Hofbräuhaus no Brasil, Carlos Henrique de Faria Vasconcelos, vai falar sobre técnicas de lupulagem e Dry Hopping. Túlio Pinto da Silva, mestre cervejeiro e sócio proprietário da Cervejaria Verace, apresentará uma palestra sobre produção cigana. E o pesquisador e professor da UFOP, Rogelio Lopes Brandão, dará aula sobre a utilização de leveduras originárias da produção de cachaça e sua aplicação na produção cervejeira.
Cerveja & Moda
Moda e cerveja também se harmonizam e o Ourobier quer provar isso ao trazer ao Centro de Convenções de Ouro Preto uma exposição especial, produzida pelos alunos do curso de Design de Moda da Universidade Fumec.
Cerveja & Música
Além dos deliciosos pratos típicos, nada harmoniza melhor com uma boa cerveja que boa música. As atrações selecionadas incluem oito bandas, performance do DJ Hugo Santiago durante todo festival e uma Bier Lounge Boate, no sábado à noite (23h às 4h), com a participação de diversos DJs convidados. Hugo Santiago navega entre as vertentes da Black Music, passeando pelo Flash Black (anos 70/80 e 90), Rap Nacional, Internacional Trap Music, entre outros estilos.
Confira abaixo as bandas que se apresentarão no primeiro OuroBier:
15 de abril – a partir das 12h
Blues Horizonte Band (Blues R&B)
A Blues Horizonte Band é a fusão de experientes músicos do cenário musical mineiro, formada por Bruno Marques – guitarra, Lu Mattos – voz, Raphael Negromonte – baixo e Marcelo Ricardo – bateria. A sua proposta é interpretar o blues, soul e funk de forma intensa e valorizando as principais características do estilo. No setlist, clássicos de BB King, Etta James, Koko Taylor, Muddy Waters, Robert Johnson, Eric Clapton, Albert King, Little Water, Freddie King, entre outros.
Audergang (Blues Rock)
Idealizada pelo guitarrista Auder Júnior, a Audergang tem se consolidado como um dos grandes expoentes do Blues no cenário musical brasileiro e possui dois álbuns “Soul to Shuffe” e “Blues for the Blues”. Ela é formada por Sandro Veríssimo (teclado), Auder Júnior (guitarra e voz), Luís Cláudio (bateria e voz), Brazza (baixo e voz) e Osmar Souza (harmônica e voz). Em setembro de 2016, a Audergang abriu o show do inglês Glenn Hughes (ex-vocalista e baixista do Deep Purple) no Music Hall, em Belo Horizonte.
Alexandre da Mata & The Black Dogs (Rock/Blues)
Após diversos projetos musicais, Alexandre da Mata fundou a banda para apresentar sua vertente mais autoral. Influenciada por clássicos como Rolling Stones, Creedence, Jimi Hendrix, SRV, Led Zeppelin, Buddy Guy, Eric Clapton e ZZ Top, a banda flutua entre o rock e o blues para construir identidade própria. Suas composições e versões são recheadas de riffs memoráveis, solos virtuosos e vocal marcante. A banda mineira já foi destaque do Festival Internacional Ibitipoca Blues, em 2013, e se projeta como uma promessa nacional.
Legião V (Legião Urbana)
Com profissionalismo e irreverência a banda busca agradar cada vez mais o público fã da Legião Urbana através da interpretação dos seus maiores sucessos. Com um espetáculo de peso, presença de palco e suavidade, paradoxo expressivo do conjunto no sentido de manter viva a obra de uma das maiores bandas de rock do país, sua trajetória vem marcando um histórico com mais de 100 shows realizados em mais de 15 cidades nos últimos meses.
16 de abril – a partir das 12h
Papagaio Elétrico (poprock)
Banda formada em Belo Horizonte, com a proposta de tocar em seus shows apenas músicas oriundas de grupos que fizeram história no rock/poprock nacional durante a década de 1980, tais como Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor entre outras. Já participou de grandes eventos como ExpoCachaça, Exposição Agropecuária de São João Nepomuceno, Aniversário de Belo Horizonte, Brumadinho Gourmet 2105 e shows nas principais casas de Belo Horizonte e interior.
Little Trouble (Rock e Blues)
O Little Trouble nasceu em 2007 com a intenção de levar aos palcos clássicos do Blues e Rock n’ Roll, sempre com muita energia e personalidade. A banda apresenta sucessos de todas as épocas, desde artistas como Chucky Berry, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, The Doors, Jerry Lee Lewis, Eric Clapton entre outros, no melhor estilo Power Trio. Seus integrantes são Paulinho – little Paul – Reis (guitarra e voz), Marcus Marangon (baixo e backing vocal) e Robert Zimmerman (bateria e backing vocal).
Machaka (Blues Rock)
Machaka é uma banda que busca a sonoridade do bom Blues negro. Com groove sólido, voz rouca, e guitarras eletrizantes, cantam canções que envolvem e agradam os mais diversos públicos. Seus shows são para ouvir, e dançar. Atualmente a Banda é formada por: Leo Machaka (guitarra), Leandro Borges (vocal/guitarra), Raphael Negromonte (baixo) e Marcelo Ricardo (bateria).
Leonardo Uoya Trio (Blues Soul)
Natural de São Paulo, Leonardo surge no cenário musical de Blues, R&B e Soul Music nacional com a proposta de apresentar os gêneros musicais norte americanos com diferencial entre a combinação grave do contrabaixo e a expressão da voz. Há dois anos, o músico paulista está produzindo e apresentando seu material pelo underground paulistano. Em 2017, está divulgando seu primeiro CD lançado o “Mojoman”, em diversos estados.
Anota aí:
OuroBier – Festival de Cervejas Artesanais de Ouro Preto
Data: 15 e 16 de abril – sábado e domingo
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP – Ouro Preto – MG
Horários: Sábado das 10h às 4h da madrugada de domingo – Domingo das 10h às 20h
Venda de ingressos pelo site:
Mais informações: (31) 3551-2582 ou 98884-3416
Foto: Ricardo Correia de Araújo
Com:
O pintor mineiro faz uma homenagem à jovem capital mineira que completou 127 anos. A…
Com o intuito de proteger vidas, prevenir riscos e estabelecer diretrizes claras para o enfrentamento…
0 distrito ouro-pretano de São Bartolomeu, joia setecentista que já foi indicada ao título de…
Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o espetáculo "Causos de Brasêro", idealizado e…
*AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* Olá! A sua agenda cultural da semana.…
O Cortejo Natalino, atração tradicional na programação do Natal de Ouro Preto, será realizado nesta…