Eventos

Ouro Preto no Fórum dos prefeitos do Rio Doce

Ouro Preto conquista assento no Fórum dos Prefeitos do Rio Doce
Imagem: Gil Leonardi / imprensa MG

O prefeito Angelo Oswaldo representou Ouro Preto no Fórum de Prefeitos do Rio Doce, realizado no Centro de Convenções de Mariana no dia 23 de junho. O evento discutiu ações de reparação para os municípios atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, que aconteceu em 5 de novembro de 2015.

Após anos sem poupar esforços, o governo municipal conquistou o direito de ser reconhecido como um dos atingidos pelo desastre ambiental e agora tem seu assento nos fóruns de debate sobre as consequências da fatalidade, além do direito a receber os recursos compensatórios por parte Samarco, Vale e BHP, responsáveis pelo ocorrido.

Angelo relatou enorme satisfação em Ouro Preto conquistar o assento, não só por conta dos anos de luta da gestão pelo reconhecimento dos danos sofridos, mas também por poder estar ao lado de importantes personalidades do Governo de Minas Gerais no debate por medidas resolutivas.

O evento contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, seu secretariado e prefeitos de Minas Gerais e do estado do Espírito Santo.

Luísa Barreto, secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, afirmou que “uma de nossas buscas é que tenhamos recursos a serem replicados diretamente para os municípios”. A secretária também informou ao Fórum que existem diálogos a fim de realizar um investimento adicional para a saúde dos municípios atingidos, visando combater possíveis consequências do rompimento na população afetada.

O governador Romeu Zema comentou sobre o comprometimento do Governo de Minas em ter participação efetiva no processo negocial de repactuação do acordo de Mariana, e a importância de focar na defesa dos interesses da população atingida e na reparação efetiva dos prejuízos causados pela tragédia. “O que queremos é usar e melhorar aquilo que já se provou que funcionou melhor, que foi o Acordo Judicial firmado pelo Poder Público para ações compensatórias referentes à tragédia de Brumadinho. Mesmo tendo ocorrido muito mais recentemente, em 2019, o termo já fez com que diversas prefeituras e o estado vissem obras e melhorias”, frisou.

Assista o vídeo para conferir as palavras do Prefeito sobre sua participação.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!