O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Projeto Manuelzão realizam a Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’.
O ponto inicial do percurso acontece neste domingo (28) no Parque Natural Municipal das Andorinhas, onde é localizada a nascente do rio. De lá, a expedição segue para o distrito de São Bartolomeu, onde há uma comunidade ribeirinha banhada pelas águas do Velhas, e depois Acuruí, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Sabará e será finalizado, após 7 dias de expedição, na “ponte velha”, localizada em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A iniciativa tem como objetivo demonstrar a situação da qualidade das águas e vitalidade do Rio das Velhas, ameaçada por ações da mineração e outras atividades que colocam em risco a segurança hídrica, elaborando, ao final, um diagnóstico do Alto da Bacia do Rio das Velhas.
O secretário de meio ambiente Antenor Rodrigues Barbosa Junior, que estará presente na abertura, relembra que a expedição marca, também, os 20 anos do Manuelzão, projeto da UFMG que estuda justamente o Rio das Velhas “A Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente estará lá para apoiar esse marco tão importante. É preciso colocar em pauta a revitalização das bacias, que, consequentemente, protegem os rios. Fechamos uma aliança fundamental com o Comitê da Bacia para que as nascentes sejam ainda mais preservadas”, explica Antenor. O Prefeito Júlio Pimenta também é presença confirmada no início da expedição.
A Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ é uma realização do CBH Rio das Velhas e do Projeto Manuelzão com a parceria da Agência Peixe, Copasa e apoio das prefeituras municipais de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte.
Confira a programação que abrange Ouro Preto e São Bartolomeu:
9h – Evento de abertura oficial da Expedição, com ações de mobilização social, entrega parcial do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal das Andorinhas.
Local: Parque Natural Municipal das Andorinhas – Ouro Preto/MG.
13h – Carreata para São Bartolomeu
15h – Atividade de mobilização social na Praça de São Bartolomeu
Com:
Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…