Blima Bracher

Festins voltam a ser atração no 26º Festival de Gastronomia de Tiradentes

O Festival de Gastronomia de Tiradentes 2023, organizado pelo Projeto Fartura, será realizado entre os dias 18 e 27 de agosto. Durante o festival, a cidade recebe cerca de 60 mil pessoas.

Além de ser um dos festivais culinários mais renomados do país, com programação que envolve cultura também, em 200 atrações gratuitas e pagas. O evento é realizado em três espaços da cidade mineira: a Praça da Rodoviária, o Largo das Forras e o Santíssimo Resort.

Ao longo dos 10 dias, a programação da 26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes oferece ao público a oportunidade de participar desde festins (jantares pagos de alta gastronomia) a apresentações gratuitas nas praças e ruas da cidade, incluindo demonstrações de produtos, palestras, degustações e aulas teóricas e práticas (de graça, todas têm inscrições abertas 30 minutos antes do início).

Chefs participantes do festival

A 26ª edição terá o predomínio das mulheres, maneira encontrada pela organização do festival homenagear Nelsa Trombino. Fundadora do restaurante Xapuri, e uma pioneira entre as mulheres na gastronomia, a chef morreu em maio, aos 84 anos.

Na lista de chefs brasileiras participantes do Festival de Gastronomia de Tiradentes de 2023 estão Ieda de Matos (Casa de Ieda-SP), Mara Salles (Tordesilhas-SP), Morena Leite (Capim Santo-SP), Roberta Sudbrack (Sud, o pássaro verde-RJ), Flávia Quaresma (Carême Bistrô-RJ), Bruna Martins (Birosca S2-MG), Claudia Krauspenhar (K.sa-PR), Dani Martins (Épralevar-PA), Andreza Luísa (Mia-MG), Carol Fadel (Matula-MG), Maria Clara Magalhães (Matula-MG), Marina Lopes (Milos-MG).

Entre os homens, foram confirmados os chefs Caetano Sobrinho (Caê-MG), Rafael Pires (Mia-MG), André Paganini (Chico Dedê-MG), Marcelo Haddad (Paladino-MG), Cristiano Seabra (Paço Real-PE) e Pedro Barbosa (Maní-SP).

O festival de 2022 teve a presença do chef Jefferson Rueda, da Casa do Porco, restaurante de São Paulo apontado como o 12º melhor do mundo na lista The World’s 50 Best Restaurants, realizada pela revista britânica Restaurant em 2023. Rueda trabalhou ao lado de Matheus Paratella, do tradicional Tragaluz, localizado em casarão histórico da Rua Direita.

Programação do festival

No Santíssimo Resort, o espaço Brasa & Lenha será capitaneado por Flávio Trombino. De 18 a 20 e entre 25 e 27 de agosto, o chef do Xapuri apresenta receitas à base de carnes e frutos do mar.

Refeições preparadas por chefs locais e convidados fazem parte do Menu Festim, uma das atrações do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Em 2023, serão quatro jantares harmonizados e servidos no novo Espaço Raízes. Cada jantar ficará a cargo de duas chefs: uma veterana e outra da nova safra de cozinheiros.

Na abertura do evento, dia 18, o primeiro jantar será preparado pela dupla Mara Salles e Dani Martins; no dia seguinte (19), será a vez de Morena Leite e Ieda de Matos; a parceria entre Flávia Quaresma e Claudia Krauspenhar abrirá o segundo fim de semana de Festim (25); e o último jantar harmonizado (26) terá comando de Roberta Sudbrak e Bruna Martins.

Nos últimos anos, os tradicionais Festins foram realizados nos restaurantes de Tiradentes. Em 2022, além do Tragaluz e do Uaithai, participaram do festival casas como Dengo, Gourmeco, Bistrô Casa Direita, Virada’s do Largo e Mia.

Durante o evento, muitos restaurantes de Tiradentes criam receitas exclusivas ou elaboram um cardápio todo especial para o Circuito Gastronômico que integra a programação. Pelas ruas há sempre a chance de esbarrar em espaços montados para levar ao público sabores únicos do festival, caso da Comidaria.

E, além disso, os chefs compartilham truques e conhecimentos em atrações como o Cozinha ao Vivo. Para comprar ingredientes vindos de pequenos produtores locais, visite o espaço Mercearia Fartura. Ela funciona dentro do Santíssimo Resort, e terá charcutaria, queijos, doce de leite, pães, massas, geleias, sorvetes e temperos, tudo feito de modo artesanal.

Produtos semelhantes e ainda café, cachaça, azeite e mel mineiros também podem ser encontrados no espaço Sebrae, montado no Largo das Forras.

As atividades do festival se concentram no centro histórico de Tiradentes. Além de comer e beber, o público se delicia com shows de jazz, MPB e música instrumental. Há ainda performances ao ar livre. Combine a programação do evento com uma voltinha na maria-fumaça de Tiradentes

Apresentações musicais

Nos fins de semana do Festival de Gastronomia de Tiradentes, há ainda apresentações musicais. Entre os artistas brasileiros que vão se revezar nos palcos estão a pianista Eloá Gonçalves, o baterista Carlos Ezequiel, o saxofonista Samuel Pompeo, o guitarrista Tato Mahfuz, o multi-instrumentista Everton Coroné, Bagatelas Quarteto, a cantora Adriana Araújo, InstruMetal, além dos DJs Mcastro e Thiagão. FOTO Reprodução

VALE SABER

Data: O 26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes está previsto para o período de 18 a 27 de agosto de 2023

Preço: Há programas pagos e gratuitos

Sites: farturabrasil.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments