Categories: Eventos

Festa em Santo Antônio do Salto celebra retorno ao lugarejo de imagem religiosa e o Dia das Mães

Localizado a 35 quilômetros de Ouro Preto, o distrito de Santo Antônio do Salto surgiu no final do século XVIII, sendo mais uma das inúmeras povoações propiciadas pela exploração aurífera. A ocupação da região, que hoje compõem o distrito, se desenvolveu ao pé da Serra das Lavras Novas, entre as margens do Rio Maynarte e de seu afluente Ribeirão dos Prazeres.

Nesse fim de semana, dias 12, 13 e 14, será realizada a 26ª Festa das Mães em Santo Antônio do Salto. Além de comemorar esta data, o evento celebra o retorno da imagem de Maria Concebida, símbolo religioso que ficava localizada lá em meados do século XVIII.

A Festa começa na sexta-feira, a partir das 20h, com o Concurso de Forró, e logo depois o show de João Paulo e Josiel. No sábado, às 20h30 ocorre a apresentação da garota saltense, e em seguida uma peça teatral. Por volta das 22h, o show de Carlinhos e Rafael fecha o segundo dia de evento.
No domingo, dia das mães, as atividades se iniciam logo cedo. Às 8h, haverá o torneio de truco. Às 10h, a celebração de uma missa. Às 13h ocorrerá a Procissão de Nossa Senhora, com a participação do Congado de Nossa Senhora do Rosário, do Salto, e logo depois a chegada da imagem de Nossa Senhora. Às 14h terá início a Tarde de Louvor, a Benção das Rosas e a coroação de Nossa Senhora pelas mães. Logo após, às 15h, será feita a consagração a Nossa Senhora e a recepção para mães, com entrega de flores e o corte do bolo gigante. Depois, haverá o show de Sandra e Webert. O show de Reginaldo Araújo encerra as comemorações da Festa das Mães.

Segundo Heloísa, que ajuda a organizar o evento a 26 anos, a parte mais emocionante da festa é a chegada da imagem de Nossa Senhora. “Quando a imagem da Maria Concebida chegou aqui, no século XVIII, ela vivia no Salto, mas depois foi levada para a igreja. Agora, todo dia das mães ela volta para visitar o lugar onde viveu por vários anos”

O evento é organizado pelos moradores de Santo Antônio do Salto e conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!