Categories: Eventos

Festa em Santo Antônio do Salto celebra retorno ao lugarejo de imagem religiosa e o Dia das Mães

Localizado a 35 quilômetros de Ouro Preto, o distrito de Santo Antônio do Salto surgiu no final do século XVIII, sendo mais uma das inúmeras povoações propiciadas pela exploração aurífera. A ocupação da região, que hoje compõem o distrito, se desenvolveu ao pé da Serra das Lavras Novas, entre as margens do Rio Maynarte e de seu afluente Ribeirão dos Prazeres.

Nesse fim de semana, dias 12, 13 e 14, será realizada a 26ª Festa das Mães em Santo Antônio do Salto. Além de comemorar esta data, o evento celebra o retorno da imagem de Maria Concebida, símbolo religioso que ficava localizada lá em meados do século XVIII.

A Festa começa na sexta-feira, a partir das 20h, com o Concurso de Forró, e logo depois o show de João Paulo e Josiel. No sábado, às 20h30 ocorre a apresentação da garota saltense, e em seguida uma peça teatral. Por volta das 22h, o show de Carlinhos e Rafael fecha o segundo dia de evento.
No domingo, dia das mães, as atividades se iniciam logo cedo. Às 8h, haverá o torneio de truco. Às 10h, a celebração de uma missa. Às 13h ocorrerá a Procissão de Nossa Senhora, com a participação do Congado de Nossa Senhora do Rosário, do Salto, e logo depois a chegada da imagem de Nossa Senhora. Às 14h terá início a Tarde de Louvor, a Benção das Rosas e a coroação de Nossa Senhora pelas mães. Logo após, às 15h, será feita a consagração a Nossa Senhora e a recepção para mães, com entrega de flores e o corte do bolo gigante. Depois, haverá o show de Sandra e Webert. O show de Reginaldo Araújo encerra as comemorações da Festa das Mães.

Segundo Heloísa, que ajuda a organizar o evento a 26 anos, a parte mais emocionante da festa é a chegada da imagem de Nossa Senhora. “Quando a imagem da Maria Concebida chegou aqui, no século XVIII, ela vivia no Salto, mas depois foi levada para a igreja. Agora, todo dia das mães ela volta para visitar o lugar onde viveu por vários anos”

O evento é organizado pelos moradores de Santo Antônio do Salto e conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Crônica, por Blima Bracher: ” Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios “

Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…

14 de outubro de 2024

Exposição de bordados inspirados na obra de Carlos e Fani Bracher está na Casa dos Contos de OP

>Cerca de 100 pessoas inclusive o prefeito reeleito, Angelo Oswaldo, prestigiaram a inauguração da exposição…

11 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!