Categories: Eventos

Festa em Santo Antônio do Salto celebra retorno ao lugarejo de imagem religiosa e o Dia das Mães

Localizado a 35 quilômetros de Ouro Preto, o distrito de Santo Antônio do Salto surgiu no final do século XVIII, sendo mais uma das inúmeras povoações propiciadas pela exploração aurífera. A ocupação da região, que hoje compõem o distrito, se desenvolveu ao pé da Serra das Lavras Novas, entre as margens do Rio Maynarte e de seu afluente Ribeirão dos Prazeres.

Nesse fim de semana, dias 12, 13 e 14, será realizada a 26ª Festa das Mães em Santo Antônio do Salto. Além de comemorar esta data, o evento celebra o retorno da imagem de Maria Concebida, símbolo religioso que ficava localizada lá em meados do século XVIII.

A Festa começa na sexta-feira, a partir das 20h, com o Concurso de Forró, e logo depois o show de João Paulo e Josiel. No sábado, às 20h30 ocorre a apresentação da garota saltense, e em seguida uma peça teatral. Por volta das 22h, o show de Carlinhos e Rafael fecha o segundo dia de evento.
No domingo, dia das mães, as atividades se iniciam logo cedo. Às 8h, haverá o torneio de truco. Às 10h, a celebração de uma missa. Às 13h ocorrerá a Procissão de Nossa Senhora, com a participação do Congado de Nossa Senhora do Rosário, do Salto, e logo depois a chegada da imagem de Nossa Senhora. Às 14h terá início a Tarde de Louvor, a Benção das Rosas e a coroação de Nossa Senhora pelas mães. Logo após, às 15h, será feita a consagração a Nossa Senhora e a recepção para mães, com entrega de flores e o corte do bolo gigante. Depois, haverá o show de Sandra e Webert. O show de Reginaldo Araújo encerra as comemorações da Festa das Mães.

Segundo Heloísa, que ajuda a organizar o evento a 26 anos, a parte mais emocionante da festa é a chegada da imagem de Nossa Senhora. “Quando a imagem da Maria Concebida chegou aqui, no século XVIII, ela vivia no Salto, mas depois foi levada para a igreja. Agora, todo dia das mães ela volta para visitar o lugar onde viveu por vários anos”

O evento é organizado pelos moradores de Santo Antônio do Salto e conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Escola de Farmácia de Ouro Preto comemora 186 anos de tradição e história

“ A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Farmácia de Ouro Preto…

3 de abril de 2025

Antropólogo Edilson Pereira lança livro sobre a Semana Santa de Ouro Preto

O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens),…

2 de abril de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!