Eventos

Feira: produtores de Cachoeira do Campo em festa

Inaugurada no último sábado, 04, a Feira do Produtor de Cachoeira do Campo e Região oferece mais do que apenas um comércio, mas traz esperança de um futuro mais promissor. Foram expostos produtos alimentícios, artesanatos e houve a apresentação de um grupo de músicos da Sociedade Musical União Social do distrito de Cachoeira. A feira é uma realização da Secretaria de Agropecuária de Ouro Preto.

Neuza Santiago, moradora de Santo Antônio do Leite, disse estar satisfeita com o movimento já no primeiro dia e anseia por mais visibilidade do seu trabalho. “Essa feira vai nos dar crescimento, pois as pessoas precisam escoar o produto delas e essa é uma grande oportunidade”. Neuza trabalha com suas duas filhas em Santo Antônio do Leite produzindo geleia e licores, que são produtos do La Do Pé. Já em Glaura, a agricultora faz doces de leite, os Sabores do Uaimii.

Dona da barraquinha de hortifruti, Lúcia Maia definiu a feira como uma troca de saúde. “Isso é uma coisa fantástica e nos dá oportunidade de colocar produtos de qualidade, familiar, saudável e sem remédios. Trabalho há dois anos com meu marido e nós buscamos nos especializar, inclusive com cursos da EMATER, sempre investindo no conhecimento para aprimorar e cada vez mais trazer um alimento mais saudável”.

Fabrício Gonçalves, secretário de Agropecuária, enfatizou que essa feira era a principal pauta da pasta no plano de governo municipal. “Queríamos a valorização da agricultura familiar, do pequeno produtor e pensar além da propriedade, como a regularização das feiras no Município. O objetivo é, além do mercado, evidenciar as questões culturais dos moradores da zona rural. Tenho certeza que a feira é muito mais do que um espaço de comércio, vai muito além disso”.

Ainda segundo Fabrício, a Secretaria dispõe de técnicos agaricícolas, agrônomos e veterinários que fazem um trabalho conjunto com os produtores, dando todo o suporte profissional, com visitas às propriedades e dicas de melhorias na produção.

A prefeita em exercício Regina Braga agradeceu todo o empenho da equipe da Secretaria de Agropecuária e da EMATER e ressaltou a forte presença das mulheres no meio agrícola. “A Prefeitura está aqui para valorizar e abraçar essa ideia, porque além de comer comidas mais saudáveis, estamos gerando emprego e renda. Essa é a primeira e tenho certeza que será um sucesso. Já temos planos para implementar nos distritos de Santa Rita de Ouro Preto e Antônio Pereira”.

Para participar da feira é preciso ser produtor rural e aguardar a visita da equipe técnica da Secretaria para a testagem do produto. Atualmente são 14 feirantes, com a possibilidade de ampliação, pois, com a inauguração da feira, muitas pessoas se interessarão em participar.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Museu Boulieu lança programação cultural do ano

Imagem: Neno Vianna/ PMOP “Aqui está a história de amor de um casal pelas artes,…

15 de maio de 2025

Festur 2025: Ouro Preto celebra o jeito mineiro de ser

De 4 a 6 de junho, turismo, cultura e gastronomia se encontram em um festival…

13 de maio de 2025

Festival da Terra celebra cultura e agroecologia em Maciel, Ouro Preto

Evento acontece neste fim de semana, de 16 a 18 de maio, com oficinas, apresentações…

12 de maio de 2025

Cantor e compositor KK lança o clipe “Mãe” gravado na capital mineira

*O melhor presente de todos os tempos de sempre pra sua Mãe* O KK, ele…

9 de maio de 2025

Contagem regressiva para a nova Unidade de Saúde em Amarantina

Imagem: Neno Vianna/ PMOP A Prefeitura de Ouro Preto está em contagem regressiva para a…

7 de maio de 2025

Casas populares entregues em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi/ PMOP Em uma tarde marcada por emoção e conquistas, a Prefeitura de…

6 de maio de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!