Eventos

Exposição aborda a redescoberta das cidades históricas pelos modernistas

É com grande alegria que inauguramos mais uma exposição que integra a programação oficial em celebração às festividades da Semana Santa em Ouro Preto no dia 21 de março de 2024 (quinta), às 19:00h, na Casa de Gonzaga.

“A viagem da redescoberta: os modernistas nas cidades históricas de Minas” celebra os 100 anos (1924-2024) da visita dos modernistas às cidades históricas de Minas.

Na Semana Santa de 1924, após passar por Belo Horizonte, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, o poeta francês Blaise Cendrars, entre outros, decidem conhecer as cidades históricas de Minas, principalmente Ouro Preto. Foi uma redescoberta do Brasil, em termos históricos e estéticos. Era a inspiração que faltava para toda a produção artística que viria a seguir, em livros e pinturas. Era como se o Movimento Modernista esperasse por um Brasil genuíno, profundo, original para concretizar suas propostas.

A exposição será realizada pelo Instituto Peck Pinheiro, na Casa de Gonzaga, e trará 18 livros e revistas originais, em primeira edição, relacionados aos ilustres visitantes de 1924. Estarão lá, entre outros, as primeiras edições de Paulicéia desvairada, Macunaíma, Clã do Jabuti, Pau-Brasil, Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade, Feuille de Route, de Cendrars, além de exemplares das revistas modernistas Klaxon e da Verde, do grupo modernista de Cataguases.
Diversos com ilustrações de Tarsila e outros autografados.

A Coordenação de Exposição é assinada pela Profa. Dra. Priscilla Arigoni Coelho (DEMUL/UFOP) e o Museólogo Ygor Martins Fortes, o Projeto Expografico e o Desing Gráfico foi idealizado pelo aluno de Museologia Paulo Henrique Gomes Libano e o Programa Educativo pelo Museólogo Jackson dos Santos que conta com equipe de 11 alunos do Curso de Museologia como mediadores para grupos escolares da região.

O Instituto Peck Pinheiro foi criado para incentivar o amor à leitura e à preservação de grandes obras de nossa literatura. Irá criar e gerir o Museu da Literatura Brasileira em Ouro Preto, em 2025, um museu inédito no Brasil.
.
.
.
#semanasanta
#semanasantaouropreto
#prefeituradeouropreto
#modernistas
#museologiaufop

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Imagem de Jesus do séc. XVlll encanta fiéis nas procissões de Ouro Preto

No último final de semana, o Nosso Senhor dos Passos novamente atravessou as ruas de…

16 de abril de 2025

Ouro Preto em busca de melhorias para a MG-129

Com o objetivo de buscar melhorias para a MG-129 e evitar a recorrência de acidentes…

16 de abril de 2025

Nova sede da Creche Municipal Anita Araujo em Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP A Prefeitura de Ouro Preto inaugurou a nova sede da Creche…

16 de abril de 2025

Semana Santa: confira os horários de funcionamento dos museus em Ouro Preto

Imagem: Patrick de Araújo Confira o horário de funcionamento dos atrativos de Ouro Preto durante…

12 de abril de 2025

Sala Nívea Bracher inaugurada no Mercado Municipal Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora

Nívea Bracher Presente. A memória da artista plástica e ativista cultural, Nívea Bracher, foi eternizada…

10 de abril de 2025

Prefeito de Ouro Preto cobra pagamento de CFEM das mineradoras

Imagem: Arquivo/ PMOP A 59ª Assembleia da Associação Brasileira dos Municípios Mineradores (AMIG Brasil) lançou,…

10 de abril de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!