Blima Bracher

Exposição, com obras em bico de pena do artista Zé Pio, faz resgate histórico de Ouro Preto

“A Arte de JPio – José Pio Monte” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel.

Nascido em 1924 em Passagem de Mariana, Zé Pio mudou-se para o Bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, aos 3 anos de idade. Descendente de família de artistas, músicos e tecelões, desde a infância demonstrou dotes artísticos e boa desenvoltura em desenhos e construções. Zé Pio estudou no Grupo Marília de Dirceu e no Ginásio Municipal Alfredo Baeta. Junto a amigos, fundou o tradicional Guarani Esporte Clube de Ouro Preto, em agosto de 1938.

Em 1943, começou a trabalhar na Companhia Eletroquímica Brasileira S.A. (Elquisa) como aprendiz de desenho técnico e topografia. O desenho técnico e a procura pela perfeição produziram verdadeiras obras de arte nas pranchas. Nos arquivos da Elquisa/Alcan foram catalogados e arquivados mais de 3.500 desenhos de sua autoria.

Na empresa, teve contato profissional com engenheiros e professores da Escola de Minas de Ouro Preto, que sempre o incentivaram e o associaram a projetos de edificações, instalações industriais e infraestruturas urbana e industrial. Dentre esses profissionais, surgiu uma grande amizade com o Dr. José Wood, Engenheiro Elétrico com quem partilhava dias de andanças pelas rua de Ouro Preto para realizarem desenhos e pinturas.

A exposição “A Arte de JPio – José Pio Monte”, retrospectiva da obra de Zé Pio, será inaugurada no dia 04 de abril, terça-feira, a partir de 19h, e estará aberta à visitação no Salão Principal da Casa dos Contos até o dia 24 de abril.

Com:

@blimabracher #blimabracher

@blimabracher #blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Eventos

Comentários