Situado a 17 Km de Ouro Preto, o distrito de Lavras Novas era um antigo quilombo na região de Ouro Preto. Com população de 915 habitantes de maioria negra o lugarejo guarda rica herança cultural em histórias, folclore e lendas de domínio popular, baseadas em acontecimentos ocorridos entre negros fugidos e brancos das milícias no período colonial.
Neste domingo, dia 30, a partir das 10 horas, na praça em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, as Doninhas de Lavras Novas mostram a arte da culinária caseira. Serão apresentados deliciosos pratos com tempero mineiro, como frango com quiabo, costelinha com ora-pro-nobis, carne de panela e umbigo de bananeira, além de doces, quitutes e iguarias regionais.
Também haverá shows na Praça Pedro Fernandes Marins com rodas de viola, forró, MPB, pop rock e samba de raiz. Se apresentam o Grupo de Forró de Lavras Novas e a Orquestra de Violeiros de Ouro Branco.
Para quem vem de fora, Lavras Novas possui ótima infraestrutura hoteleira e gastronômica, sendo também rico em opções para o turismo de aventuras como prática de rapel, tirolesa, escalada, trekking, trilhas off Road e cavalgadas.
O 1º Festival Gastronômico das Doninhas de Lavras Novas tem a realização do jornal O Lavrasnovense e apoio cultural da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, do Lavras Novas App e da Shine On Comunicação.
Com:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.