Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Ouro Preto entregou à comunidade o Centro de Enfrentamento ao Covid 19, hospital de campanha municipal, o primeiro na Região dos Inconfidentes. Com 50 leitos em sua estrutura, equipado em 20 dias, ele está localizado no Centro de Eventos e Parque Tecnológico Inconf.Tech, antiga fábrica de tecidos. Quem quiser tirar dúvidas pode lugar para o telefone 31 3659-3299
O prefeito Júlio Pimenta destaca a parceria com as entidades ouro-pretanas. “Essa unidade é o esforço de muita gente dedicada que está empreendendo todos os esforços para salvar vidas. Montamos os consultórios, a pediatria e os leitos, com oxigênio em todos eles e gerador para a área, caso falte energia. E um amplo estacionamento. Vamos centralizar todos os casos aqui” disse Júlio.
Paulo Marcos Xavier, o Pilita, secretário de Saúde de Ouro Preto, o hospital é parte integrante de todo um planejamento que já vinha sendo feito pela Prefeitura por intermédio da Secretaria de Saúde. “Nosso primeiro procedimento foi a criação de um comitê de prevenção e as orientações para o isolamento social. Esse equipamento que estamos entregando à comunidade é parte integrante do processo de preparação para o enfrentamento aos eventuais casos que possam surgir em nossa região”.. O Dr. Paulo Brandão, médico cardiologista, destaca as ações de Ouro Preto para enfrentar o coronavírus. “Não temos nenhum caso confirmado até o momento, mas estamos trabalhando para ter a tranquilidade de não conviver com o caos na saúde em nossa região, se isso vier a acontecer. A Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto também está reforçando suas instalações para enfrentar a pandemia, segundo o provedor Marcelo de Oliveira, “esse espaço adaptado pela Prefeitura dá uma segurança maior para a população de Ouro Preto e para a Santa Casa, que é o hospital de referência da microrregião. Hoje temos na Santa Casa 15 leitos de isolamento para pacientes com suspeição de COVID-19, e ainda 10 leitos de terapia intensiva que estamos expandindo para 20. Eles serão num primeiro momento exclusivos para pacientes com a doença. Serão entregues no dia 20 deste mês”.
O Centro de Enfrentamento ao Covid 19, já em funcionamento, conta, além dos 50 leitos, com consultórios, salas de triagem e paramentação, banheiros, posto médico e enfermarias, área de expurgos e descarte de resíduos e um amplo estacionamento. Neste início, há uma equipe atendendo diariamente composta de 2 médicos, 2 enfermeiros, 9 técnicos de enfermagem, além do serviço de recepção, vigilância e limpeza.
Em casos de sintomas como tosse seca, dificuldade para respirar e febre maior que 38ºC, ligue: (31) 3559-3299 / (31) 3559-3288. Para atendimento 24h e finais de semana: (31) 9 8431-5603. Para outras dúvidas sobre o coronavírus acesse o site: https://www.ouropreto.mg.gov.br/coronavirus.
Fotos: Hospital conta com 50 leitos. Ane Souz
Superintendência de Atos, Chancelaria e Memória
Departamento de Comunicação
(31) 3559-3286
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…
Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…