No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais antigo em funcionamento das Américas –, Clara Castro apresenta o show gratuito de lançamento do disco Perambule, às 20h. O álbum que chegou às plataformas de streaming em agosto deste ano registra – em som e imagem – a mudança da artista mineira para São Paulo, que aconteceu em 2021, e reflete o ato de vaguear, andar sem um destino certo. Agora, ela leva o resultado dessas andanças de volta às suas origens. A apresentação terá acompanhamento de Nathan Itaborahy, Douglas Poerner e Lucas Gonçalves.
O show com cerca de 1h15 trará o repertório de Perambule na íntegra, além de releituras de canções da música brasileira que serviram de referência para o disco, como “Primeira Canção da Estrada”, de Zé Rodrix e Guarabyra, “Balada do Asfalto”, de Zeca Baleiro e “Vento de Maio”, de Ló Borges.
A apresentação será também visual, com a projeção dos nove visualizers lançados junto com as canções do disco, além do videoclipe de Perambule, todos roteirizados e dirigidos por Anas Obaid. A iluminação do show vai remeter às luzes da cidade em diferentes horários do dia, e os objetos cênicos que aparecem nos vídeos estarão presentes no palco, materializando a representação estética construída em Perambule.
Anota aí:
Data: 29 de novembro de 2024 (sexta-feira) Horário: 20h
Local: Casa da Ópera de Ouro Preto (Rua Brigadeiro Musqueira, 68, Ouro Preto)
Entrada gratuita
FICHA TÉCNICA.
Clara Castro: voz, violão
Nathan Itaborahy: bateria, efeitos e voz
Lucas Gonçalves: guitarras e vocais
Douglas Poerner: baixo E vocais
SOBRE CLARA CASTRO ( Foto Camyla Mello)
Voz suave, melodias intensas e composições acentuadas marcam a trajetória de Clara Castro. A cantora e compositora original de Barbacena, interior de Minas Gerais, é guiada pela arte desde nova, quando passou a amplificar seus meios de expressão para o teatro e a música. De lá pra cá, Clara debutou com o EP de faixas autorais Quarto Crescente (2012), que atualmente só existe em formato físico, e na sequência mergulhou em experimentações com amigos conterrâneos no EP Imagens Tortas (2012). O primeiro disco, intitulado Caostrofobia, foi lançado em 2018 – com distribuição da Som Livre. Clara ainda apresentou o álbum visual Ana (2021), além de uma série de singles, como Céu Só (com Márcio Moreira e Joma Catanhede), Junto Só (com Laura Jannuzzi) e Enquanto os Homens Dormem. Suas composições transitam entre o MPB, o indie rock e o pop alternativo.
Entre a música e o teatro, os palcos se tornaram casa para a artista. O seu primeiro show foi em 2012, em sua cidade natal, e foi também a partir dali que ela ingressou no teatro e passou a se apresentar em peças locais. Clara frequentou o Encontro de Compositores de Juiz de Fora a partir de 2013; seguiu para uma residência artística por três anos, no Grupo Ponto de Partida; em 2016, se formou na Bituca (Universidade de Música Popular) e, em 2023, no curso de Ciências Sociais pela UEMG – Barbacena. Tal trajetória trilhou um caminho até São Paulo, onde mora atualmente. Na capital paulistana, a artista finalizou o curso técnico em Teatro pelo Célia Helena, protagonizou o curta-metragem de Raíssa Teixeira, Eu Me Lembro de Você Em Lugar Nenhum, e colaborou em músicas e videoclipes de parceiros como Pedro Oldi e da banda Čao Laru – nas faixas Pontes e Poemas e Sou Passageira, que firmaram sua presença na cena de compositoras mineiras.
Em 2024, Clara reuniu tudo isso em um trabalho sólido, com seu terceiro disco de estúdio, Perambule – lançado em agosto. O projeto é resultado de mais de um ano de experimentações sonoras ao lado do produtor Nathan Itaborahy, no Estúdio Torto; e marca o encontro e a cumplicidade musical criada com o baixista Douglas Poerner e com o guitarrista Lucas Gonçalves.
O pintor mineiro faz uma homenagem à jovem capital mineira que completou 127 anos. A…
Com o intuito de proteger vidas, prevenir riscos e estabelecer diretrizes claras para o enfrentamento…
0 distrito ouro-pretano de São Bartolomeu, joia setecentista que já foi indicada ao título de…
Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o espetáculo "Causos de Brasêro", idealizado e…
*AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* Olá! A sua agenda cultural da semana.…
O Cortejo Natalino, atração tradicional na programação do Natal de Ouro Preto, será realizado nesta…